Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Educar é, antes de tudo, aprender. E para proporcionar que as professoras, e também os professores, que estão recebendo treinamentos no Centro Municipal de Formação (Cemfor), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), possam também aprender a importância de sempre cuidar da própria saúde, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas) estão promovendo palestras que alertam para o cuidado preventivo ao câncer de mama e de colo de útero.
As palestras, que fazem parte das ações do Outubro Rosa, estão sendo ministradas durante esta semana, em dois horários, das 7h às 8 horas, para os professores que participam das atividades no período da manhã; e das 13h às 14 horas, para os professores do período da tarde. Além de sensibilizar os profissionais da educação acerca do tema, as palestras no Cemfor também possibilitam que os educadores atuem como multiplicadores, já que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento nos casos de diagnóstico positivo.
Vale lembrar que, mesmo predominante em mulheres, o câncer de mama também pode ocorrer em homens. De acordo com o site Oncoguia, os sintomas incluem protuberância ou inchaço, pele ondulada ou enrugada, retração do mamilo, vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo; e inchaço dos linfonodos axilares.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).