Quando o verão chega, ficamos tão animados que esquecemos que esta é a época na qual mais se registra casos de câncer de pele, o câncer mais comum entre os brasileiros.
O dezembro laranja conscientiza sobre os sintomas e as formas de se manter protegido da doença.
“Proerd é o programa, Proerd é a solução, lutando contra as drogas, ensinando a dizer não”. Muitos alunos da rede municipal devem estar cantando a musiquinha em casa enquanto lidam com a saudade dos encontros em que os temas bullying, combate às drogas e à violência, cidadania e valorização da vida eram abordados semanalmente.
Pois é, para vencer esta saudade e avançar com o programa, as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) também começarão a ser desenvolvidas de maneira remota. O instrutor do Proerd em Sorriso, o policial militar Hélio Expedito da Silva explica que usará os grupos de troca de mensagens que os professores já fizeram para manter contato com os pais dos alunos para começar a trabalhar o tema.
O programa, que vinha sendo desenvolvido desde o dia 27 de fevereiro com turmas de 5.º ano do Ensino Fundamental, terá continuidade com os alunos das escolas municipais Ivete Lourdes Arenhardt, Rui Barbosa, Leôncio Pinheiro da Silva e da unidade localizada nos distrito de Caravágio. Somente na unidade do Distrito de Boa Esperança, o projeto será desenvolvido de maneira presencial quando as aulas presenciais retornarem.
A iniciativa seria ainda promovida com mais 94 alunos do 7.º ano que integram o projeto Luz do Amanhã, mas a viabilidade de seguir com atividades remotas com este grupo está sendo avaliada.
Além de continuar as atividades propostas na apostila do projeto, que os alunos já receberam no início do ano, também estão previstos vídeos que serão disponibilizados semanalmente pela coordenação estadual do Proerd no You Tube, vídeos específicos para dirimir dúvidas e ainda reuniões virtuais semanais em aplicativos específicos.
Agora, os pais e responsáveis também participarão das atividades, o que acaba sendo positivo para ampliar os diálogos sobre os temas. “Mesmo que por um motivo muito triste, que é o isolamento necessário para conter uma doença que já fez milhares de vítimas em todo o mundo, precisamos ver nuances positivas que este período pode nos trazer e esta é uma delas, levar para dentro da rotina familiar bate-papos sobre o bulliyng e outras formas de violência, que podem trazer consequências para toda a vida de crianças e adolescentes”, destaca o militar.
Expedito reforça que os pais e responsáveis podem ficar tranquilos quanto ao desenvolvimento das atividades, que serão propostas levando em consideração o acesso das famílias à tecnologia e facilitando ao máximo o processo para garantir a participação de todos os alunos. “Entraremos em contato virtual com as famílias para alinhar todos os detalhes”, reforça.
Este é o 18.º ano do Proerd no município, que é promovido pela parceria entre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM MT) e a Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).