A Lei prevê que a Prefeitura de Sorriso, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ofereça condições para o funcionamento do programa. Caberá ao poder executivo assegurar recursos humanos, material didático, camisetas, cartilhas, combustível, entre outros benefícios que se fizerem necessários para a execução dos trabalhos. Inicialmente, o Proerd atenderá 1.179 estudantes do 5º ano e mais 367 do 7º ano das escolas municipais, somando mais de 1.500 alunos.

“Investir no Proerd é interferir, de forma positiva, no processo de desenvolvimento das crianças e adolescentes, afastando-os de qualquer má influência que pode levá-los a fazer escolhas ruins para as suas vidas”, frisou o prefeito Ari Lafin.

Proerd é um programa educacional de resistência às drogas da Polícia Militar realizado em parceria com a escola e a família. O programa visa preparar os jovens ensinando-os a respeitar os outros e conduzir suas vidas sem o uso de drogas, da violência, e outros comportamentos perigosos, vivendo de maneira saudável junto à sociedade.

A finalidade do programa envolve, além de proteção, as relações positivas e uma linha de comunicação entre os alunos e os policiais militares, professores, pais, responsáveis legais, e líderes da comunidade escolar. O Proerd visa ainda abrir um diálogo permanente entre e a escola, a Polícia Militar e a família, para discutir questões sobre a formação cidadã de crianças e adolescentes.