Em 2020, o tema ganha ainda mais relevância diante do aumento da violência doméstica durante a pandemia de Covid-19.  A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, alerta para as violações dos direitos dos idosos e a importância da denúncia. Vale frisar que o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) considera violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

“Quando uma denúncia é feita ao Ministério Público, Defensoria Pública, Disque 100, 190, na Secretaria de Assistência Social e outros canais, o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) é acionado para que sua equipe verifique se a acusação procede. Uma vez identificada a violação, a equipe tenta fazer a regulação do direito e, se isso não for possível, é encaminhada para o órgão competente para que as devidas medidas sejam tomadas”, explica a secretária de Assistência Social, Jucelia Ferro.

Além do Creas, que oferece apoio e orientação especializada a indivíduos e famílias vítimas de todo tipo de violência, e que tem por fundamento assegurar que o Estatuto do Idoso seja cumprido, os idosos de Sorriso ainda contam com toda uma rede social de suporte físico e emocional.

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Sorriso atende hoje cerca de 850 pessoas. Além das ações em datas especiais, eles contam com atividades físicas orientadas, fazem artesanato e vivenciam momentos de descontração e lazer com jogos recreativos. E é nesse espaço que muitos recebem orientações quanto a maus-tratos físicos e psicológicos, abandono, exploração financeira, entre outros tipos de violência que são frequentes contra idosos e recebem orientações de como proceder se for vítima de um deles.

Atualmente o CCPI está com as atividades paralisadas devido da pandemia do Covid 19, mas as denúncias estão sendo atendidas pelos telefones 190 ou Disque 100.