A Prefeitura de Sorriso destinou, nesta sexta-feira (24 de novembro), por meio do Termo de Colaboração n.º 55/2023, R$ 100 mil à Associação Estudantil de Sorriso (AES), para subsidiar cursos de formação profissional na área de Informática, especificamente a programação de sistemas.
Os recursos são oriundos de emenda parlamentar da então deputada federal Rosa Neide, o repasse à AES é respaldado pela Lei Municipal 3447, de 20 de outubro. Por meio dos recursos, serão atendidos 10 jovens de 16 a 18 anos.
O professor Jailson Bonfim, integrante da AES, explica as aulas serão ministradas três vezes por semana, durante 10 meses e, entre os pré-requisitos para o preenchimento das vagas, está a necessidade de os jovens já terem conhecimento em Informática.
Os cursos são direcionados a estudantes da rede pública de ensino e, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a AES, a captação dos alunos é feita por busca ativa, com atuação junto à Secretaria de Assistência Social (Semas), e também em escolas da rede pública de ensino.
Presidente da Associação, Cátia Ferreira agradeceu o aporte de recursos, permitindo, desta forma, o encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho formal, ao mesmo tempo que também supre, com mão-de-obra qualificada, este mesmo mercado.
“É uma iniciativa louvável, pois realmente habilita este jovens para um futuro de autonomia, em que serão protagonistas da própria história”, destacou o prefeito Ari Lafin. A assinatura da parceria entre a Prefeitura e a AES foi testemunhada pelo vice-prefeito, Gerson Bicego, pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, pela secretária de Educação, Lucia Drechsler, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Oliveira.
Em agosto deste ano, a Prefeitura já havia destinado, por meio do TC n.º 46/2023, R$ 92,5 mil, frutos de emenda do vereador Maurício Gomes, à AES. Com os recursos, a Associação está viabilizando o curso de Atendente na Área da Saúde a 30 estudantes.