A Prefeitura Municipal, por meio Centro Municipal de Formação (Cemfor), da Secretaria de Educação (Semed), realizou na noite da última terça-feira (14), a formação das turmas do 2º semestre, de 2023, do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso ofertado de forma gratuita, formou nesse segundo semestre, quase 100 alunos, nos módulos I e II.
A solenidade aconteceu no Auditório Farroupilha, e reuniu além dos formandos, o coordenador da Educação Especial e do Cemais, Umberto Pelisser; presidente da Associação de Surdos de Sorriso (Assor), Queren Hapuque Chiromatzo da Silva; professora especialista em Libras, Ataíce Borges Doarte Militão; da secretária de Educação, Lúcia Korbes Drechsler e adjunta Roberta Novello de Bem.
“O Município está de parabéns pela oferta de Libras para a sociedade, e esse agradecimento vai também ao prefeito Ari Lafin que sempre apoiou essa iniciativa. É maravilhoso ver a inclusão e a Educação Especial sendo promovida em Sorriso, tanto nas escolas quanto na sociedade. Já certificamos mais de 700 pessoas e continuaremos esse trabalho abrindo novas turmas nos próximos anos”, enfatiza a secretária de Educação Lúcia Drechsler.
O curso de Libras tem duração de quatro meses em cada módulo, com direito a certificado de conclusão, de 40h/aula.
“Esse curso é de suma importância não só para mim, mas para toda a sociedade. O aprendizado obtido durante as aulas está fazendo uma grande diferença na minha vida e me deixa mais à vontade durante a troca de mensagens com uma pessoa surda”, declarou o recém-formado, Wildson Araújo.
Realizada! É assim que Elidiane Uebel, faz o balanço dessa primeira etapa do curso.
“Achei uma experiência incrível e fiquei muito feliz com meu rendimento. Eu tenho uma amiga surda no trabalho e tudo que eu aprendi durante as aulas, eu coloco em prática me comunicando com ela. Gostaria de agradecer a professora Ataíce, que através desta gestão, nos ajudou a conhecer essa outra maneira de se comunicar e tornar a vida mais inclusiva e com mais empatia”, ressaltou.
Nesta etapa, foram formadas cinco turmas do básico ao intermediário de Libras.
“Precisamos falar de inclusão, formar novos intérpretes que facilitem a comunicação com os surdos que também sentem o desejo de se expressar e dialogar junto a sociedade”, destaca o prefeito Ari Lafin.
De acordo com a professora especialista Ataíce Borges Doarte Militão, quase 700 alunos já passaram pela formação de Libras, desde o início do projeto em 2019.
“O curso é ofertado de forma gratuita e tem atraído público de várias idades. Fico feliz por conseguirmos sensibilizar as pessoas sobre a inclusão e fazer com que os surdos se sintam mais pertencentes a sociedade. A comunicação com as mãos existe e precisamos nos adequar a essa realidade”, frisa.
As inscrições para as novas turmas serão divulgadas a partir de janeiro de 2024, através das redes sociais do Cemais e na página da Prefeitura de Sorriso.