A roda de conversa vai respeitar as normas de biossegurança para frear novos casos de covid-19 e vai permitir o alinhamento de ações, a troca de saberes e experiências entre os diversos profissionais que lidam com a saúde mental. A responsável pelo setor de Educação em Saúde da Semsas, Silvia Gehring, acrescenta que trabalho dos profissionais que têm esse olhar mais atento aos sintomas que, necessariamente, não se traduzem em dores (mas muitas vezes sim, são seus grandes precursores) também será direcionado aos adolescentes e jovens. Nesta sexta-feira (10), o “fala que eu te escuto” será feito, nos períodos matutino e vespertino na Escola Estadual 13 de Maio, com uma roda de conversa com alunos e professores.

Atividade semelhante será desenvolvida no dia 24, na Escola Militar Tiradentes Cabo Dilceu Amaral; e no dia 30, no IFMT. De forma integrada entre suas pastas, a Prefeitura de Sorriso oferta uma série de serviços para promover o bem-estar e manter a saúde mental em dia, desde atendimentos com profissionais especializados na rede municipal de saúde, até o olhar apurado que também está presente nas atividades desenvolvidas nas unidades da Assistência Social e da Educação e Cultura.

Por meio da ação conjunta com a Secretaria de Assistência Social, e a participação das faculdades Unic e Facem, o tema saúde mental serão abordado em ações comunitárias nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) São Domingos, São José e no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI). Sempre às 19h, a atividade será promovida no dia 14 no Cras São Domingos, no dia 21 no Cras São José e no dia 28 no CCI.

Mas saiba que, tanto em setembro, quanto em maio ou julho, ou qualquer outro mês do ano, é possível buscar alívio para o nó na garganta, os pensamentos que não param de circular de forma exaustiva e até aquela dor que dói e não se sente. O CAPS Nova Vida de Sorriso é uma unidade especializada para o acolhimento de adultos que sofrem transtornos mentais graves, severos e persistentes. Perturbações ligadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas? É lá também. O CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h na Rua Bené, 2661, no Bairro Benjamin Raiser. O telefone do CAPS é o 3544-4123.

Além do CAPS, o atendimento com especialistas em saúde mental também pode ser feito por meio do encaminhamento dos médicos das unidades do Programa Saúde da Família (PSFs). Há ainda espaços voltados à promoção da saúde mental e emocional de pessoas, em especial das crianças e adolescentes, que passaram por violência. O Integrar é o espaço dedicado a este tipo de atendimento, mas neste caso, a unidade só recebe pacientes por encaminhamento de outros profissionais.

E se, de repente, vier aquele momento que tudo parece perder o sentido, é possível buscar ajuda na hora, por telefone, no pronto-socorro emocional do CVV. O serviço é gratuito, sigiloso e funciona nas 24h do dia, todos os dias. As pessoas podem ligar para o 188 ou acessar www.cvv.org.br

Ixi, muita coisa, né?

Anota aí:

10/09: Roda de Conversa na Escola 13 de Maio, de manhã e de tarde

14/09 : Ação comunitária no Cras São Domingos

17/09: Atualização com profissionais no Plenário da Câmara, às 15h

21/09: Ação comunitária no Cras São José

24/09 : Roda de conversa na Escola Militar Tiradentes, de manhã e de tarde

28/09: Ação comunitária no CCI

30/09 – roda de conversa no IFMT, de manhã e de tarde.