Em agosto, por meio da Escola de Gestão, a Prefeitura de Sorriso proporcionou 1.888 oportunidades de participação em cursos, formações ou outros formatos de eventos voltados a finalidades bem específicas: o autodesenvolvimento do servidor, a atualização de saberes e a padronização do trabalho desenvolvido.
Entre as áreas de abordagem, se destacam o as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), a Primeira Infância, o trabalho do agente de saúde, a sensibilização de homens acerca da necessidade de se posicionarem para colocar fim à violência contra a mulher, o Selo Unicef, o programa federal Criança Feliz, transfusões de sangue, diabetes em crianças, atendimento de urgência e emergência, processo administrativo disciplinar (PAD), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), valorização dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e dos agentes de combate a endemias (ACEs), compras públicas por meio de credenciamento, relacionamento interpessoal e o fortalecimento de vínculos nas unidades da assistência social.
“Atuamos sempre junto aos gestores de cada área, viabilizando treinamentos aqui, bem como articulando a participação em eventos ou cursos realizados fora do Município, sempre com o foco de aprimorar os serviços prestados pela Administração Municipal, o que traz reflexos diretos no melhor atendimento ao cidadão sorrisense”, pontua o coordenador da Escola de Gestão, Miro Ribeiro.
A psicóloga Verônica Berzuini, que atua na Escola de Gestão, lembra que é o número de oportunidades de aprimoramento não quer dizer número de participantes. “Muitas vezes, um mesmo profissional participa de mais de uma formação, em especial as equipes que atuam na Secretaria de Saúde, Educação e Assistência Social, por exemplo, que fazem o atendimento direto à população, passam por formações contínuas”, ilustra.
Desde o início do ano, a Escola de Gestão reuniu as formações que vinham sendo realizadas de maneira descentralizada na Prefeitura, como pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), via Secretaria de Assistência Social (Semas); pela Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES), via Secretaria de Saúde (Semsa); e pelo Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso (Cemfor), ligado à Secretaria de Educação (Semed).
De janeiro até agora, via Escola de Gestão, já foram proporcionadas 7.348 oportunidades de treinamento. “Com as formações centralizadas em um só setor, podemos mapear melhor as necessidades de treinamento, o que permite um planejamento assertivo e uma atuação em rede”, explana o secretário de Administração, Bruno Delgado.
Confira também:
https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/equipe-da-semas-passa-por-treinamento-sobre-atendimento-familia-68b1c2938ed1d