O treinamento, que faz parte do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável - do Sebrae, foi realizado pela Sala do Empreendedor e direcionado aos agentes de desenvolvimento, atendentes e gestores do CAE, setor de compras, secretarias de Administração e de Desenvolvimento Econômico e Departamento de Licitação.

De acordo com o coordenador da Sala do Empreendedor, Leonardo Kozak, esta foi a primeira das quatro etapas do curso. “Durante toda a manhã de ontem realizamos este treinamento para setores específicos da Prefeitura, focado no atendimento às empresas fornecedoras de serviços e produtos”, explica.    

Durante o treinamento foram abordados os temas: como são as compras do poder público – razão de serem realizadas, por que licitar, etc; modalidades de compras do poder público; principais etapas para a participação nas licitações; benefícios dos pequenos negócios nas compras governamentais constantes na Lei Complementar 123/06; disponibilização e sistematização dos materiais para utilização nas orientações ofertadas pela Sala do Empreendedor, com a indicação de como podem ser obtida (listas de documentos para participar das licitações, folder de divulgação das oportunidades para os pequenos negócios, etc); construção de uma listagem simplificada de documentos necessários para a participação nas licitações, facilitando a participação dos pequenos negócios nos processos licitatórios; elaboração de roteiro de atendimento para fornecimento de orientações para a participação nas compras governamentais; e simulações de atendimento. O treinamento contou também com a realização da Partida do Jogo: vendendo para a Prefeitura, que permitiu uma vivência lúdica da prática, legislações e benefícios voltados para as Micro e Pequenas Empresas (MPE) nas compras governamentais.