Os recursos arrecadados com o IPTU são revertidos em ações que trazem benefício direto à população. No ano passado, o município arrecadou o valor líquido de R$ 16.582.123,36. Se for considerado o valor bruto, sem descontos, a cifra sobe para 18.511.974,86. Percentualmente, o valor corresponde a 70,61 % do projetado, que era de R$ 26.373.102,17. Se as isenções forem contabilizadas, o percentual chega a 77%.
Entre as obras que foram executadas com recursos do imposto, estão 31 salas de aulas, que foram dispostas nas unidades escolares com maior demanda por vagas; a implementação de quase 59 mil metros quadrados de asfalto e a restauração de quase 350 mil metros quadrados; a instalação de luminárias de LED nas vias de maior movimento do município, assim como as ações do Programa Revitalização, que promove ações reformas e melhorias em prédios públicos, praças e parques do município.
Isenção – Pessoas portadoras de doenças como câncer, AIDS, Parkinson e Alzheimer, aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física ou mental que incapacite para o trabalho. Estão também isentos do pagamento do IPTU as pessoas que completaram 65 anos até o dia 31 de dezembro do ano passado. Desde 2018, o munícipe que preenche os requisitos, mora em Sorriso, tem apenas um imóvel, mas não reside nele, também terá direito ao benefício.
Já no caso dos que tiverem mais de um imóvel, será isento do pagamento o imóvel onde ele, o beneficiário, reside.