Prefeitura Municipal de Sorriso

Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Prefeitura lança edital do Promic Festival da Cultura 2020

Publicado em 10 de julho de 2020 às 12:36

A partir da próxima quarta-feira (15), os interessados em participar da seleção de projetos culturais por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), podem efetuar a inscrição da etapa “Festival da Cultura”, que prevê a seleção de até 40 projetos, com a distribuição de R$ 340 mil em recursos públicos.

Todos os detalhes do processo seletivo, cuja etapa de inscrição segue até o dia 14 de agosto, podem ser conferidos por meio do Edital 002/2020, disponível no site da Prefeitura de Sorriso (www.sorriso.mt.gov.br). Os projetos devem ser propostos por pessoas físicas, dentro das câmaras setoriais Artes Cênicas (teatro, dança, circo); Artes Visuais (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, instalação, etc.); Música (todas as vertentes musicais); Patrimônio Cultural  e Literatura (obras de arte, museu, produção literária, contação de estórias, etc.); Cultura Popular (capoeira, danças regionais); Audiovisual (cinema, curtas, propaganda, etc.); e Artesanato (qualquer formato).

Na categoria “Artes Visuais” poderão ser apoiados até oito projetos, divididos em seis de R$ 10 mil e dois de R$ 5 mil.  Já em “Artes Cênicas”, seis projetos poderão ser contemplados, um com de R$ 15 mil, dois com R$ 10 mil e três de R$ 5 mil. A aba “Cultura Popular” pode patrocinar ate cinco projetos, sendo dois de R$ 15 mil, um de R$ 10 mil e dois de R$ 5 mil. Em “Música”, cinco propostas podem ser aprovadas, uma comR$ 25 mil e quatro de R$ 5 mil. Em “Audiovisual”, quatro projetos poderão ser apoiados, em R$ 25 mil, R$ 10 mil e dois com de R$ 5 mil. Na categoria “Artesanato”, podem ser patrocinados dois projetos com  R$ 10 mil e quatro com R$ 5 mil. Finalizando, em  “Patrimônio Cultural e Literatura”, dois projetos podem ser aprovados com R$ 10 mil e quatro com  R$ 5 mil.

“Orientamos todos os produtores culturais interessados em participar que leiam cuidadosamente todo o edital e que façam suas propostas, pois sabemos que há uma riqueza de diversidade cultural que pode e deve ser mostrada em nosso município”, convida o presidente da Comissão de Análise Técnica da Seleção de Projetos Culturais, Edcleyton Fernandes. Para se inscrever, é necessário que os interessados levem suas propostas por escrito, acompanhadas de um ofício dirigido ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Sorriso, até a Casa dos Conselhos, que fica na Rua das Videiras, n.º 1.100, Centro Norte, de segunda à sexta-feira, das 8h às 13 horas.

Vale reforçar que, por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, é preciso usar máscara facial e respeitar todas as demais regras de biossegurança para frear a disseminação do Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19.  “O combate à pandemia, bem como a manutenção do equilíbrio da economia neste período tem sido nosso grande desafio, tanto que, antes deste edital, foi lançado e está na fase final de avaliação o edital Emergencial, para proporcionar renda a produtores culturais, visto que a cultura foi uma área diretamente atingida neste período de pandemia”, contextualiza a secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Drechsler.

As inscrições habilitadas pela Comissão de Análise Técnica serão encaminhadas à Comissão de Avaliação e Seleção, formada, no mínimo, por oito membros titulares do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Sorriso, que vão definir quais propostas serão patrocinadas. O diretor do Departamento de Cultura Jarbas Sokolowski lembra da importância de os proponentes serem cadastrados como produtores culturais. Caso o interessado não tenha este cadastro ainda, é só fazer pelo site da Prefeitura, neste link https://site.sorriso.mt.gov.br/servico/141/cadastro-cultural-do-municipio-de-sorriso

Confira o edital:

Texto: Nádia Mastella