As inscrições estão abertas e vão até o dia 10 de março. Todo o processo das inscrições será de forma online. O solicitante deverá preencher um formulário disponibilizado no endereço eletrônico da Prefeitura, o www.sorriso.mt.gov.br,  ou acesse o link: https://forms.gle/VWqMrZn7yFBNNZRp9.

Após a confirmação de envio do formulário, o solicitante deverá aguardar avaliação da comissão de análise de mérito.

A publicação do resultado preliminar será no dia 11. 03 e o solicitante tem até o dia 13 de março para interpor recurso. A Semel divulgará o resultado final no dia 17/03 e, posteriormente entrará em contato com os contemplados para assinatura do termo de adesão ao programa, que será feito por agendamento.

O programa Atleta do Futuro é uma ação de política pública municipal, que utiliza o repasse de recursos financeiros em forma de ajuda de custo para a manutenção do esporte nas categorias de base. O programa já atendeu, desde 2015, mais de 600 atletas sorrisenses.  “Sabemos que essa é uma ajuda muito importante para jovens e adolescentes com talento esportivo que permanecem no programa de treinamento, com o objetivo de obter a formação de atleta amador ou profissional”, explica o secretário da pasta, Júnior Brandão.

Para pleitear o recurso do Bolsa Atleta municipal, o atleta/estudante deverá atender aos seguintes requisitos:

- ter idade entre 12 e 18 anos;

- ter sido aprovado de ano no período escolar de 2022;

- estar regularmente matriculado e frequentando instituição de ensino em 2023;

- Ser praticante de uma das modalidades ofertadas nos Jogos Escolares Brasileiro; Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossense; Campeonato Estadual da Federação ou Campeonato Brasileiro da Confederação da respectiva modalidade em que o Bolsa Atleta for pleiteado, e ter se classificado de 1ª a 4ª lugar em evento nacional e 1ª e 2ª lugar em evento estadual conforme disciplina art. 4 da lei 2463/2015 em competições no ano de 2022.

Mais informações na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, pelo telefone 3545-4703.

Conforme o coordenador geral do Esporte da Semel, professor Renato Ferreira, esse é uma ação institucional de política pública estadual que há 15 anos iniciou um projeto piloto e pioneiro no Estado. Durante este tempo ocorreram duas reformas em sua proposta legislativa, em 2014 e 2015, e uma regulamentação por decreto em 2018 consolidando a transparência, a impessoalidade e a isonomia do processo, democratizando sua aplicação na amplitude de todos os praticantes de esportes olímpicos e educacionais na faixa etária de 07 a 18 anos. “Desde sua implantação em 2007, esse programa vem auxiliando na promoção e permanência de adolescentes e jovens em um programa de treinamento e desenvolvimento esportivo. Nesse período, considerando apenas os últimos cinco anos, foram mais de 1,5 milhões investidos, contemplando mais de 1.650 estudantes atletas”, frisa.

Nesses 15 anos de programa, muitos jovens talentos esportivos foram contemplados e revelados, se tornando atletas amadores ou profissionais referências em diversas modalidades. Um exemplo é William Teza, goleiro da seleção de handebol que hoje atua como professor de educação física da rede municipal de educação.