O prefeito em exercício de Sorriso, Gerson Bicego, encaminhou esta manhã (8) o ofício nº 527/2017 onde solicita à empresa Energisa a suspensão imediata da cobrança da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) dos produtores da zona rural do município.

De acordo com Bicego, produtores rurais procuraram a Prefeitura informando que houve uma cobrança indevida da taxa junto à conta de luz do mês de outubro. “Ao tomarmos conhecimento da situação, entramos em contato com a empresa para que suspendesse a cobrança ilegal da taxa, e agora solicitamos que façam a devolução dos valores cobrados indevidamente”, ressaltou Gerson.

A Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) é uma taxa arrecadada pelas distribuidoras de energia elétrica, através das contas de luz dos centros urbanos, e repassada às Prefeituras Municipais para custeio das despesas com a gestão da iluminação.

Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica, as distribuidoras de energia elétrica transferiram para as prefeituras as responsabilidades pela gestão e execução dos serviços de iluminação pública. Desta forma, o próprio município é responsável pela manutenção, reparos, melhorias e extensão da iluminação pública da cidade.