Além da distribuição dos kits de higiene bucal, o programa contempla também avaliação médica, vacinação, promoção da saúde mental, incentivo à alimentação saudável e combate ao mosquito Aedes aegypti.
Em maio, a conscientização é sobre a conduta no trânsito. Estar consciente sobre as nossas atitudes no trânsito é fundamental para evitar acidentes e promover uma melhor relação entre motorista, motociclista, ciclista e pedestre.
A Prefeitura Municipal, por meio do Programa de Saúde Bucal, deu início à distribuição de mais de 20 mil kits de higiene bucal para estudantes das escolas da rede pública de ensino. A iniciativa integra o eixo permanente de prevenção do Brasil Sorridente, que conta com a participação das equipes de saúde bucal dos PSFs, em articulação com a Secretaria de Educação. As ações visam fomentar hábitos de cuidado e prevenção de doenças bucais desde os primeiros anos escolares.
Ao todo, o Município conta com 17.393 estudantes matriculados, que serão beneficiados com kits contendo escova dental, creme dental e fio dental. A entrega está sendo realizada por profissionais vinculados ao Programa Saúde na Escola (PSE). Ao receber, os estudantes recebem orientações quanto ao uso adequado dos materiais, bem como uma avaliação da saúde bucal e uma escovação coletiva supervisionada.
A coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Luciana Bussolaro, ressalta a relevância da ação como instrumento de promoção de saúde e prevenção em ambiente escolar. “Cada equipe de saúde será responsável por planejar e executar as atividades em sua área de abrangência. Nosso empenho é garantir que todos os estudantes recebam os kits e, principalmente, as orientações para o cuidado diário com a higiene bucal”, destacou.
O secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, reforça a importância da iniciativa como parte de uma abordagem integral de saúde. “O cuidado com a saúde começa na infância, e a saúde bucal é um dos pilares dessa construção. Por meio do Programa Saúde na Escola, conseguimos integrar ações educativas e preventivas, evitando problemas futuros”, afirmou.
Além da distribuição dos kits de higiene bucal, o programa contempla também avaliação médica, vacinação, promoção da saúde mental, incentivo à alimentação saudável e combate ao mosquito Aedes aegypti.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).