A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), encerra nesta quarta-feira (12), a campanha de Erradicação do Trabalho Infantil “Futuro Legal, Trabalho Formal”. A solenidade será realizada no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), e contará com a premiação do Concurso Criar, que tem como tema: trabalho infantil e aprendizagem.
A competição de desenhos foi desenvolvida através da gestão da coordenadora de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), Milana Higino, e promovida pelas unidades socioassistenciais, que atende jovens e adolescentes, do Programa Municipal Aprendiz Sorriso Legal.
Durante a campanha, realizada no mês de junho, professores e pedagogos elaboraram diversas atividades sobre os comprometimentos do trabalho infantil, com o objetivo de ampliar reflexões sobre os malefícios da prática e os comprometimentos no desenvolvimento de crianças e adolescentes, e a importância da aprendizagem para a capacitação profissional e combate à evasão escolar do adolescente.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, a campanha teve uma boa aceitação e participação da sociedade, que se sensibiliza e tem a consciência de que, o trabalho infantil trás vários comprometimentos ao seu desenvolvimento físico, emocional e social. Por isso, é tão importante investir no futuro profissional de amanhã no município.
“Tivemos bons resultados, conseguimos transmitir a mensagem necessária sobre a temática, principalmente com o público-alvo, mesmo que de forma lúdica. Onde apresentamos que o trabalho infantil é uma das violações do direito de crianças e adolescentes e que muitas vezes é visto, mas ignorado, e traz danos, pelo início precoce da vida laboral; geralmente, essa criança, se torna um adulto desqualificado, sem escolaridade, sem sonhos e sem motivações. A premiação visa estimular a criatividade dos participantes e despertar o interesse em produções artísticas, através da importância de discussões sobre a luta de Erradicação do Trabalho Infantil na sociedade” frisou, Jucélia Ferro.
Serão premiados, o primeiro, segundo e terceiro lugar, de acordo com os critérios de análise da comissão que julgará: pertinência ao tema/vivacidade / traçado/colorido/originalidade, criatividade e impacto visual. Todos os membros receberão prêmios de reconhecimento e participação na elaboração dos desenhos.
Os prêmios foram adquiridos em parceria com a Loja Martinello, que fez a doação de uma bicicleta, Instituto Tupã que doou um celular, e membros da Assistência que contribuíram através dos demais brindes. A campanha contou também com a parceria de alunos do curso de Psicologia, da Facem.
A solenidade do Concurso Criar, começa a partir das 19 horas, aberto as famílias dos jovens, professores e público em geral.