Buscar um entendimento entre a empresa Tecnolamp e a Prefeitura para a conclusão da obra de iluminação da BR 163. Este foi o objetivo de uma reunião promovida hoje (5), no Paço Municipal, entre a equipe da Administração Municipal e o presidente da Tecnolamp, João Bico.

Participaram do encontro os secretários Leonardo Zanchetta (da Cidade), Sérgio Kocová (da Fazenda), Estevam Hungaro Calvo Filho (de Administração), Felipe Dias Mesquita (de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), o secretário-adjunto de Fazenda, Hélder Umburanas e servidores dos departamentos de Licitação, Engenharia e Convênios.

“Este é um convênio ainda de 2007, com início efetivo das obras em 2016 e, de lá para cá, várias situações ocorreram que impediram a conclusão da iluminação da travessia urbana, desde alterações no projeto, demora de repasses por parte do DNIT, furto de equipamentos da obra e o objetivo hoje foi conversar com presidente da empresa para chegarmos a um acordo e resolvermos a situação de forma definitiva, visto que vários apontamentos já foram feitos por meio de notificações e conversas com outros representantes da empreiteira”, comentou o secretário Leonardo Zanchetta.

“Precisamos encontrar uma forma de tentar viabilizar a conclusão desta obra, já que em 24 anos de empresa, é a primeira obra que ainda não conseguimos concluir e estamos tentando usar o bom senso de todos, visto que ocorreram casos fortuitos que fogem à nossa responsabilidade, como furto de cabos e outras situações, e tenho certeza que o bom senso vai prevalecer para que seja feito o melhor para a empresa, o município e para todos os cidadãos de Sorriso”, avaliou o presidente da Tecnolamp, João Bico.

A partir de agora, a empresa será notificada  para justificar e sanar, em cinco dias úteis,  as irregularidades apontadas e apresentar um novo prazo final de entrega  definitiva da obra em caráter emergencial, destaca o secretário de Administração, Estevam Hungaro Calvo Filho, lembrando que, caso a empresa não cumpra o prazo, estará sujeita às penalidades previstas em lei.

O contrato para execução desta obra foi assinado em dezembro de 2015, com a ordem de serviço para janeiro de 2016. Inicialmente, o projeto previa a iluminação da via com postes nos canteiros centrais, no entanto, seguindo uma solicitação da concessionária Rota do Oeste, o projeto teve de passar por alterações, para que ficassem nas laterais das pistas. Esta alteração provocou um acréscimo ao orçamento inicial da obra, que era de R$ 3.139.618,63 e passou para R$ 3.804.933,54.

A obra também sofreu atrasos em razão da demora nos repasses pelo DNIT para o pagamento das medições, visto que o trâmite envolve negociações com outras esferas governamentais. Outro fator que contribuiu para o atraso na entrega da obra foi a questão da segurança. A empresa alega furtos de cabos e demais equipamentos da obra.