A dona de casa Maria de Lourdes Pereira e Silva era só sorrisos na tarde de ontem (23). E o motivo para tamanha felicidade era muito especial: Dona Maria, como é chamada pelos filhos e amigos, recebeu o título definitivo de seu terreno, localizado no bairro São Domingos, em Sorriso. “É um sonho realizado e que nos emociona muito. É um alívio ter esse documento, porque eu tinha medo de alguém vir e tomar a nossa casa”, disse Dona Maria.

Maria de Lourdes compareceu ao Cras São Domingos para participar da cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (23), onde outros 55 moradores da antiga Cohab São Domingos também receberam seus títulos, assinados pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, pelo presidente da Desenvolve MT, José Adolpho Vieira, e pelo prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Moradores como o empresário Clécio José Mombach que esperava há 19 anos por essa documentação. “Hoje eu sou proprietário definitivo da minha casa. Todo o investimento que fiz no meu terreno, agora tenho a certeza de que ele é meu. Lutamos por anos para a regularização dessa documentação e agora finalmente conseguimos esse título depois de 19 anos de espera”, comemora.

Buscando finais felizes para histórias como as da Dona Maria e do Clécio o Governo de Mato Grosso lançou, em junho de 2017, o Programa ‘Endereço Certo’, executado pela Desenvolve MT, que está beneficiando milhares de famílias mato-grossenses. “O ‘Endereço Certo’ está devolvendo a dignidade e a cidadania a essas famílias, que por anos ficaram esquecidas pelo poder público. Há mais de 25 anos eles esperavam pela entrega desses títulos, que agora estão em seu nome. Um ato simples, mas de muito significado para estas pessoas”, ressaltou o governador Pedro Taques.

A Prefeitura de Sorriso aderiu ao programa e busca a regularização de outros bairros, como afirmou o prefeito Ari Lafin.  “A Prefeitura de Sorriso está trabalhando na questão fundiária no município. Temos um departamento e um setor jurídico dedicando horas com essa questão, que é de extrema importância para nossos moradores. O próximo passo é buscar reduzir o valor de toda a documentação. A idéia é que os moradores dessas casas tenham acesso à documentação de forma gratuita, ou pelo menos com valor simbólico”, pontuou Lafin.

Com a regularização fundiária do imóvel os proprietários terão agora diferentes oportunidades de conseguir financiamento habitacional, além da valorização do seu terreno, auxílio na hora de conseguir crédito para financiamentos, e ainda permite à família a condição de herança legal.