A vinda do governador Pedro Taques para a inauguração do Centro Integrado de Operações Áereas (CIOPAER) em Sorriso também resultou na assinatura dos convênios para a construção de duas escolas estaduais no município.

As escolas serão edificadas no Residencial Mário Raiter e no Portal Kaiabi. Cada unidade educacional demandará um investimento de R$ 8,5 milhões, sendo que, deste valor, R$ 170 mil serão custeados pela Administração Municipal como contrapartida financeira.

As duas unidades obedecem ao padrão da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e contam com 16 salas de aula; sala de articulação; biblioteca; laboratórios de física, informática e química; espaços administrativos (diretoria, secretaria e coordenadoria); sala de professores; arquivo; copa; sanitários; refeitório; cozinha com área de higienização, cocção, depósito de alimentos, depósito de utensílios, sanitários e serviços; e quadra poliesportiva. Cada unidade comporta 400 alunos por turno.

Além da contrapartida financeira, o município também vem somando esforços com o Estado em outras frentes. Os projetos, seguindo o padrão da Seduc, foram elaborados pela equipe da Secretaria Municipal da Cidade, e o processo licitatório para definir a empreiteira que conduzirá as obras será  feito pela equipe do Departamento de Licitação da Prefeitura. A expectativa é que  as unidades sejam concluídas no segundo semestre de 2019.

“Os compromissos assumidos junto ao município começam a virar realidade efetivamente hoje, com a assinatura dos convênios, e, a partir de agora, o processo de licitação”, destaca o titular da Seduc, Marco Aurélio Marrafon, que reforça que o Estado tem priorizado investimentos na Educação, com escolas com turno integral e melhoria da estrutura das unidades já existentes.

Uma das unidades que vão ser edificadas abrigará a Escola Militar Tiradentes Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral. Atualmente, a Escola Militar funciona nas salas anexas ao Park Shopping Sorriso e o pagamento do aluguel do local é feito pela Prefeitura. A unidade entrou em funcionamento no ano passado.

Para a secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Drechsler, a construção das unidades certamente representa um avanço significativo para o município. “A Escola Militar, que foi um sonho acalentado por muitos sorrisenses, vai ganhar sua sede própria, permitindo a realização de todas as atividades em um mesmo local; e, para os estudantes do Residencial Mário Raiter, ter uma escola perto de casa trará muito mais conforto e segurança, visto que hoje eles precisam usar o transporte escolar para poder estudar”.