Para o secretário Marlon Zanella, a parceria com a CRESOL irá trazer apoio aos pequenos produtores que necessitam de empréstimos para aumentar a produção e desenvolver outras atividades em suas propriedades. “A prefeitura, por meio da Semasa, presta assistência a esses produtores incentivando-os a produzir e abastecer o mercado local. Além dos técnicos da secretaria, contamos também com o apoio da Empaer, que desenvolve os projetos e orienta os produtores para que empreguem os recursos da maneira mais rentável”.

A CRESOL já está em Sorriso, atendendo, principalmente, aos produtores do município, disse o presidente, Ivan Duarte, enfatizando que esse é um momento marcante tanto para a Cooperativa, quanto para o Município. “Nossa expectativa é grande, principalmente por atender o público da agricultura familiar, que foi quem deu origem ao sistema Cresol. Atender essa parcela da agricultura é a forma que encontramos de melhorar a produção de alimentos como hortaliças, frutas, produção de frangos entre outros, servindo a mesa dos sorrisenses e atendendo a demanda da merenda escolar, entre outros projetos no Município. Ficamos felizes em proporcionar geração de renda para esses agricultores, através do acesso ao crédito de custeio e investimento, melhorar a qualidade de vida para essas famílias e gerar o desenvolvimento para o município”, destaca.

O prefeito, Ari Lafin, observou que a Administração Pública sempre esteve perto dos produtores de pequeno porte, que retiram de suas propriedades a manutenção da família e a realização dos sonhos como do carro e casa própria e faculdade dos filhos. “São os produtores da agricultura familiar que abastecem as feiras, mas é preciso potencializar, ainda mais, a produção de alimentos, temos gente para comprar os nossos produtos e, com a linha de crédito da Cresol, buscamos meios para aumentar e expandir a produção. Com a injeção de recursos, apoio dos técnicos e parceria das associações, os produtores poderão intensificar e diversificar a rede de produção para atender a demanda da merenda escolar, inclusive. A secretaria de Educação não consegue atingir verba anual, por falta de oferta de produtos”, afirma.
Ari pediu, aos técnicos que incentivem o aumento da produção, tanto junto aos que não estão produzindo, como aos que tem espaço para produzir mais e melhor. “Mercado tem. Se tem procura, precisa ter oferta”, pontua.