Ambos os assuntos – o da casa própria e o atendimento nas casas lotéricas, foram pauta de uma reunião hoje (15), com a presença do prefeito Ari  Lafin, do gerente geral da Caixa Econômica de Sorriso, Guiliano Machado Costa e o Superintendente Executivo Norte do Mato Grosso, Newton Dionin. Também acompanharam a discussão o secretário de Fazenda, Sérgio Kocova e o secretário adjunto de Administração, Bruno Delgado.

Conforme Ari, foi debatida a possibilidade de investimentos da CEF no município com programas como o Casa Verde Amarela, novo programa de habitação popular criado pelo Governo Federal, que substituirá o Minha Casa, Minha Vida, que já está em operação a 20 anos. “Conversamos com o Guiliano sobre esse novo programa do Governo Federal porque entendemos que o município tem um déficit habitacional e o Casa Verde Amarela poderá nos auxiliar nessa questão”, explica o prefeito.

Guiliano salienta que a CEF está aberta a parcerias. “A Caixa está aberta à conversação, realização de parcerias e financiamentos”, pontua. O gerente geral da agência em Sorriso destaca que o Casa Verde Amarela tem essencialmente o mesmo objetivo do seu antecessor, o Minha Casa, Minha Vida, auxiliando a população de baixa renda no acesso à imóvel próprio. Anunciado pelo Governo Federal em julho de 2020, o programa tem como principal meta atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda até 2024. As principais inovações do Casa Verde e Amarela são a criação de linhas de crédito para reformas de casas prontas e o aumento dos valores totais dos imóveis que poderão ser financiados.

Além do pedido especial em relação ao programa habitacional; Ari também solicitou aos representantes da CEF a viabilidade de instalação de uma Casa Lotérica no Residencial Mário Raiter. “O Mário Raiter é um bairro com o tamanho de muitas cidades brasileiras; são 1.272 famílias morando lá e precisamos pensar em algo que possa atender essa demanda tanto para operações bancárias mais simples, como pagamentos de boletos, como para ofertar a ação de um correspondente bancário”, frisa Ari.

O prefeito também solicitou à Guiliano e Newton a possibilidade da CEF ampliar o atendimento para o setor de agronegócios. “Sorriso tem o título nacional de Capital do Agronegócio e o agro é um dos pilares do nosso desenvolvimento, por isso pedimos esse olhar diferenciado da Caixa”, detalha.

Segundo o superintendente executivo do Norte do estado, Newton Dianin e o gerente local, Guiliano Machado Costa, todas as solicitações serão analisadas. “A Caixa está aqui para agregar. Estamos sempre prontos para desenvolver parcerias que buscam o desenvolvimento”, finaliza Newton.