Foram oficialmente apresentados, na manhã de hoje (29), no Paço Municipal, os quatro militares que vão atuar na Escola Militar Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral, que deve entrar em funcionamento até o fim de abril, nas salas do pavimento superior do edifício anexo ao Park Shopping Sorriso.  Ao todo, 180 alunos, dos 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio serão atendidos na unidade.

De acordo com o tenente-coronel Valter Luiz Razera, responsável pelo 3.º Comando Regional de Sinop, o processo de seleção dos alunos para a unidade será definido por meio de um edital que está sendo preparado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), mas deve seguir os moldes da Escola Tiradentes, de Cuiabá. “Atuei por um ano como diretor da Escola Tiradentes e o processo seletivo é feito por uma prova de conhecimentos gerais, sendo que 50% das vagas são destinadas para filhos de militares e as demais para a comunidade em geral”, explica o comandante, reforçando que a unidade vai contribuir de maneira significativa para o reforço dos valores ligados à hierarquia e à disciplina.

O prefeito Ari Lafin destaca que, além do custeio do aluguel e disponibilização do mobiliário para a cozinha e a sala dos professores nestes primeiros meses de funcionamento da unidade escolar, a Administração Municipal já destinou uma área no Portal Kaiabi para que o Governo do Estado possa construir o prédio para abrigar a escola de forma definitiva. “Dos 141 municípios do Estado, apenas quatro foram selecionados para receber escolas militares e é muito gratificante que Sorriso tenha sido um destes municípios contemplados”, comenta o gestor, lembrando que o trabalho desenvolvido pela Comissão Pró-Escola Militar foi fundamental para esta conquista. “Hoje, além de o município ser conhecido por seu destaque no agronegócio, também estamos sendo lembrados pela unidade e maturidade nas discussões, que trazem bons resultados, como este que estamos colhendo”.

O vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, acompanhou, na segunda-feira (27), em Cuiabá, a assinatura do decreto que cria a unidade. “Estamos vivendo um momento histórico em Sorriso e podemos verificar a satisfação de muitos pais e mães com esta notícia”, destaca. Além de Gerson, também participaram do evento oficial  o major Jorge Almeida; a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler; o assessor pedagógico da Seduc, Zeferino Passos Guarrezi Júnior; o coordenador da UAB, Welton Beraldo da Silva; e Jorge Baldo, um dos maiores entusiastas para a implantação da escola no município.

Representando a Câmara Municipal de Vereadores, o edil Acácio Ambrosini destacou a importância da unidade e também reforçou a disposição do Legislativo em contribuir para estas e outras conquistas para o município. O termo de cessão de uso aprovado pela Câmara na sessão de segunda-feira prevê que a Prefeitura arque com os custos de R$ 8 mil mensais de aluguel durante seis meses, que poderá ser estendido para mais seis meses.

Os quatro militares sorrisenses que vão atuar na coordenação da unidade são o 2.º sargento PM Claudio Marques da Siva (coordenador pedagógico); o cabo PM Paulo Henrique Nunes Rocha; o cabo PM Cleube Marcelo Costa Campos e a soldado PM Cleane Lima do Nascimento (que serão os coordenadores disciplinares do corpo de alunos). A direção da escola ficará a cargo do major PM Ilton Botelho da Costa Campos, que virá de Cuiabá.