Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Consternada pelo falecimento de Anadir Regina Graça Paiva, a Dudy Paiva, a Prefeitura de Sorriso decreta luto oficial de três dias. Uma das mulheres que ajudou a construir Sorriso, Dudy faleceu na noite de ontem (sexta-feira, 21 de junho), em Campinas (SP), onde estava em tratamento de saúde. Esta era a terceira vez que a produtora rural lutava contra o câncer de mama.
Dudy atualmente exercia a função de vice-presidente da Associação Clube Amigos da Terra (CAT), instituição que já presidiu, assim como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
“Uma mulher à frente do seu tempo, que tem um papel de destaque no desenvolvimento de nosso Município, no agro sustentável, ela é, sem dúvida, uma fonte de inspiração que permanecerá viva para as próximas gerações”, destacou o prefeito Ari Lafin.
Em nome de toda a Administração Municipal, o gestor também externou sua solidariedade ao viúvo, Luis Fernando, ao filho de Dudy, Juliano, aos netos, demais familiares e aos muitos amigos que a pioneira deixa em Sorriso.
De acordo com o CAT, será realizada uma cerimônia para familiares e amigos próximos, no dia 25/06, das 14h às 14h30, no Memorial Hortolândia em SP, na Est. Carlos Roberto Prata Vieira, 2310. Depois, o corpo será cremado e as cinzas serão levadas para Ubatuba (SP), cidade natal de Dudy Paiva.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).