O próximo sábado (25) marca a data em que o mundo todo reflete sobre o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. Em alusão a data, este ano a Prefeitura de Sorriso está desenvolvendo ações voltadas à sensibilização dos jovens e dos homens sobre o tema.

Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Câmara de Vereadores, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social está visitando as secretarias municipais e empresas estimulando o debate junto aos homens que trabalham naqueles setores. “Estamos falando diretamente aos homens, buscando o fortalecimento dos laços familiares e esclarecendo que a violência não é apenas física, mas pode vir na forma emocional e moral”, ressalta a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

De acordo com a presidente da OAB de Sorriso, Cláudia Negrão, os índices da violência contra a mulher ainda são crescentes. “Infelizmente há uma crescente no número de mulheres vítimas de violência. Com esta campanha não queremos firmar os direitos de igualdade entre homens e mulheres, vamos pautar pelo respeito, pois onde há respeito entre as pessoas, não há espaço para a violência. Apelamos para a conscientização que nos fortaleça e favoreça o combate a esse crime tão grave”, frisa a advogada.

Outra equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social está percorrendo as escolas estaduais do município realizando palestras que tem como finalidade sensibilizar os jovens e adolescentes sobre o tema. São assistentes sociais e psicólogas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que trabalham diariamente com mulheres vítimas de violência.

Segundo dados do CREAS de Sorriso, de janeiro a novembro deste ano, 77 mulheres foram atendidas na unidade, sendo que 40 delas foram encaminhadas para Instituição de Acolhimento à Mulher de Sorriso, espaço público mantido pela Administração Municipal, onde as mulheres e filhos ficam acolhidos, em segurança, pelo tempo necessário.

“No CREAS as mulheres vítimas de violência são assistidas e recebem acompanhamento psicossocial. Fornecemos todo o suporte necessário para que a vítima possa superar esse trauma e se fortalecer. Oferecemos orientação familiar, orientação jurídica, reinserção no mercado de trabalho e auxiliamos no retorno familiar. Se necessário, as encaminhamos para a Instituição de Acolhimento à Mulher, lugar onde ficam temporariamente até que organizem sua vida novamente”, explica a psicóloga Andrea Jascowsky.

Fechando as ações alusivas à data, na sexta-feira (24) haverá uma palestra com a Promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues, com o tema “Violência Doméstica na Família”, no auditório da OAB, às 9 horas.