Na programação da campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, para amanhã (25) está prevista uma “live” com o tema "Gênero e Sexualidade enquanto direito fundamental", que será ministrada pela Dra. Kamila Michiko, vice-presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-MT, instituição que também é parceira nas atividades. A palestra terá início às 19h, pelo canal do IFMT no YouTube. (https://youtu.be/WG3BtU5Zgac)

Além da campanha, vale ressaltar que a Prefeitura oferta, durante todo o ano, por meio de uma rede de apoio, o suporte necessário para que as mulheres que passaram por uma situação de violência tenham o acolhimento necessário.

Os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados, de maneira sigilosa, pelo 180, mobilizando, desta maneira, a rede de apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que vai desde o atendimento pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), até o acolhimento na Casa Abrigo da Mulher.

No CREAS, uma equipe psicossocial atende as mulheres, realizando a escuta qualificada, dando orientações e, caso seja necessário, o encaminhamento para a rede de proteção à mulher, para o serviço de psicoterapia voltada exclusivamente a este público. Por meio da Assistência Social as mulheres podem participar de grupos de acolhida e são acompanhadas, juntamente com sua família, fortalecendo a função protetiva e de reconstrução dos vínculos familiares.

A mulher que estiver sendo vítima de agressões também pode, e deve, pedir socorro pelo 190, para que seja imediatamente atendida pela Polícia Militar. Já na delegacia de Polícia Civil está instalado o Núcleo da Mulher, inaugurado em 2018 e voltado para o atendimento de vítimas de violência doméstica ou sexual, além também de desempenhar um trabalho específico junto a crianças e idosos.