Cerca de 90 pessoas estiveram presentes na palestra sobre o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, realizada na noite de ontem (18), no Distrito de Boa Esperança. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Sorriso, em parceria com a igreja Batista Nacional.

Com o objetivo de mobilizar a sociedade e dar visibilidade à questão do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a palestrante Isamara Andrade de Lima, vice-presidente do Conselho da Mulher e representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, utilizou o espaço para sensibilizar a população e esclarecer as dúvidas que ainda persistem sobre o tema.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, os pais, professores e técnicos devem ficar atentos aos sinais de mudança de comportamento nas crianças. “Todos devem ficar atentos a quaisquer sinais de mudança de comportamento nas crianças, como medo, culpa, variação de humor, perda de apetite, perda de sono, isolamento, baixo rendimento escolar”.

O evento contou com a participação de Lucilene Mariani, coordenadora do Centro de Referência da Mulher, e representantes da Câmara de Vereadores, Sub-prefeitura de Boa Esperança, estudantes, professores e diretores das escolas públicas.

Ainda na data de ontem, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS São José, o psicólogo Márcio Coleti e o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Laércio Bianchin, explanaram sobre a temática para os grupos assistidos pelo CRAS.

 

18 DE MAIO

A data escolhida para ser do Dia de Combate remete a um crime bárbaro ocorrido em 1973, quando Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba.

A escolha do dia como marco aconteceu em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O dia se tornou lei, por meio do projeto da então deputada Rita Camata, com numeração 9.970

 

DENUNCIAS

Caso seja confirmada a exploração, a denúncia pode ser feita no “Disque 100”, um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.