“Disse o poeta: o artista vai onde o povo está”. Puxou a melodia na memória? A música eternizada pela dupla Chitãozinho e Xoxoró, inspirada na obra de Milton Nascimento, evidencia a necessidade de se estar próximo ao povo, de ir a todos os cantos, seja para cumprir o destino do artista, como no caso da música, seja para poder retribuir à comunidade os serviços que ela precisa e merece, no caso da Prefeitura.
Para ampliar o alcance dos serviços públicos e avançar na melhoria contínua destes serviços, nada como buscar a opinião de cada morador sorrisense. Mesmo com um canal on-line para isso e uma estrutura física para quem também quiser emitir sua reclamação, elogio ou crítica a algum serviço ou atendimento recebido, a Prefeitura quer ir além. Por isso, por meio do Decreto 504, de 19 de abril, foi instituído o Programa “Ouvidoria Itinerante”.
Com o programa, a Prefeitura pretende estimular o exercício da cidadania, levando aos sorrisenses de todos os cantos do Município ferramentas de controle social. Com um veículo que será especialmente adaptado para esta função, será possível, de maneira itinerante, promover palestras e ouvir a população.
A unidade móvel de promoção da cidadania também poderá participar de programas de capacitação profissional e outros eventos ligados à mobilização social. De acordo com o controlador geral da Prefeitura de Sorriso, Laércio Garcia, o veículo deve estar pronto em breve. “Assim que for possível, respeitando todas as regras para frear a disseminação do novo coronavírus, vamos dar início às atividades, ampliando assim o trabalho que vem sendo feito pela Ouvidoria Municipal”, destaca.
O cidadão que quiser entrar em contato com a Ouvidora, que funciona na Praça da Juventude, pode buscar atendimento presencial das 7h às 13 horas, ou por telefone, pelo 0800 646 0638. É possível ainda fazer uma denúncia, elogio, solicitação ou sugestão por meio do aplicativo OuvidoriaBR. Basta baixar o aplicativo no smartphone, escolher a opção “Mato Grosso” e, depois, Sorriso. Na sequência, é só informar os dados solicitados.
Aquele diálogo mais próximo com cada cidadão também vem sendo buscado pela Prefeitura por meio do programa “Prefeitura nos Bairros”, que, por conta da pandemia, precisou ser temporariamente suspenso. A iniciativa é justamente levar os gestores que estão à frente da Administração Municipal para ouvir, não só do presidente da associação de moradores, mas, olho no olho de cada morador, verificar o que precisa ser melhorado, que serviço vem dando certo e que outros tipos de serviços ou atendimentos aquela determinada região precisa.
“É o cidadão que precisa estar ainda mais presente em nossas decisões, pois é a vontade dele que deve estar em primeiro lugar, eu sempre digo e repito, sou um gerente que foi escolhido para conduzir esta cidade, mas é o povo sorrisense que vem fazendo, que faz e que sempre fará de Sorriso uma cidade que é referência para o Brasil e para o mundo”, reforça o prefeito Ari Lafin.