Melhorar a qualidade de vida das pessoas com dificuldades em ouvir, esse é o objetivo do “Programa Ouvir Melhor”, lançado na tarde de ontem (25) pela Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Saúde e Saneamento. O lançamento foi realizado em uma clínica particular de fonoaudiologia, que presta o serviço para o município e contou com a presença do prefeito Ari Lafin e o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

“Recebemos a demanda, do secretário de Saúde, sobre essas pessoas que esperavam mais de seis anos para que e Estado fornecesse uma prótese, tão logo que conhecemos essas necessidades determinamos a compra desses serviços através do consórcio, pois a dificuldade de ouvir dificulta muito a vida dessas pessoas que esperam a tanto tempo. Hoje temos a honra de acompanhar aqui as pessoas entrarem na sala da fonoaudióloga com um semblante abatido e sair sorrindo em poder ouvir. Poder investir o dinheiro público em ações assim, que transforma a vida do cidadão, é me trás satisfação em ser gestor deste município”, contou o prefeito Ari Lafin.

O procedimento de colocação das próteses auditivas é de competência do Governo do Estado, mas com a dificuldade em atender a demanda, o município está adquirindo os aparelhos. Nesta primeira fase do programa serão disponibilizadas 30 próteses, mas o projeto tem como objetivo diminuir o máximo  a fila de espera.

Dois critérios foram usados para escolha dos pacientes que vão colocar os aparelhos auditivos, o tempo de espera na fila e critérios técnicos avaliados pela médica fonoaudióloga.

“Nós temos hoje em Sorriso uma demanda de mais de 300 pessoas que aguardam a muito tempo na fila da Regulação do Estado para colocar o aparelho, queremos o quanto antes zerar ou chegar bem próximo de zerar essa fila. Neste primeiro momento conseguimos investir cerca de R$100 mil, e vamos continuar fazendo, assim como estamos fazendo com as cirurgias de olhos, cirurgias de tímpanos e amigdalas, cirurgias de hérnias e cisto, que também são de responsabilidade do Estado e estamos fazendo, pois pessoas sofrem esperando esses procedimentos”, explicou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

A moradora do Bairro União, Sônia Alves de Oliveira, é uma das beneficiadas com o aparelho auditivo, ela percebeu a perda de audição em 2014. “ Eu trabalhava em um frigorífico, quando percebi a que não estava escutando muito bem, por esse motivo fui dispensada da empresa e de lá pra cá nunca consegui um emprego. Estou desde de 2015 aguardando para colocar esse aparelho, agora que coloquei quero voltar a trabalhar. É muito difícil você não ouvir direito, tudo fica difícil dá uma tristeza na gente, agora com o aparelho mudou tudo. Estou muito feliz”, disse Sônia.