“Neste mês de novembro nosso foco foi a saúde do homem, realizamos cerca de 4.500, atendimentos entre consultas médicas, odontológicas e atendimentos de enfermagem e foram feitos mais de 14.400 exames, sendo 613 PSA (Antígeno Prostático Especifico), que é o exame de sangue para detecção de problemas na próstata. Foi um saldo muito positivo para saúde do homem, haja vista que esse público não tem o costume de procurar a saúde, mas entendeu a importância da prevenção”, explicou o secretário de saúde, Luis Fábio Marchioro.
O exame de toque retal e de PSA, são os principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. O indicado é que os homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.
“Nossas 28 unidades de saúde estão abertas todos os dias para atender tanto homens como mulher, precisamos conscientizar que o câncer tanto de próstata como de colo de útero e mama, se diagnosticado precocemente, tem tratamento e tem cura, por isso é importante fazer o preventivo, e qualquer dúvida procura as unidades de saúde e segue a orientação do seu médico”, ressaltou Marchioro.