Em uma ação conjunta, equipes do Núcleo de Ação Integrada, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e do Horto Florestal, iniciaram hoje (10) os serviços de limpeza do Córrego Central e toda a área que vai desde a Avenida Brasil, nas proximidades do Horto Florestal, até o Rio Lira.

Conforme o coordenador da equipe responsável pelos serviços, Adelso Aguiar, todos os canais também serão verificados e desobstruídos. Assim que terminar os serviços no local, a equipe deverá limpar o canal paralelo à BR 163. A previsão é concluir os trabalhos no próximo sábado (12), até o meio dia.

O coordenador de resíduos sólidos do município, Fernando Dário, pontua que todo o material recolhido receberá destinação correta, no aterro sanitário. Dário detalha que entre os materiais mais comuns estão garrafas peti, bicicletas, camas, sofás, eletrodomésticos, plásticos e papéis. “Tudo isso acaba obstruindo o fluxo normal da água nos canais. Como é época de estiagem, estamos fazendo essa operação de limpeza para que assim que entrarmos no período chuvoso a água possa fluir normalmente pelos canais”, disse.

Outra preocupação em relação à limpeza dos canais e dos espaços públicos é em relação ao Aedes aegypti, agente transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. “O ambiente com acúmulo de lixo e resíduos sólidos associado ao período chuvoso é propício para a proliferação do Aedes aegypti e queremos evitar isso”, destaca o coordenador.

Serviços do NAI

Dário aproveita para lembrar à população que o NAI, conta com um calendário próprio para a coleta de resíduos sólidos. “Pedimos que todos fiquem atentos ao calendário e descartem materiais somente no período específico, evitando descartar em locais públicos que possam entupir valas e bocas de lobo, e, o que é pior, acabar levando à proliferação de agentes transmissores de doenças”, acrescenta.

As equipes do NAI realizam a coleta de móveis e eletrodomésticos velhos e resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim (como folhas da varrição e grama cortada) que devem ser acondicionados em sacos de até 60 kg. Não são recolhidos restos de podas de árvores (como galhos e folhas) e resíduos de construção civil. Estes materiais devem ser levados até o Depósito de Resíduos Sólidos do município pelos próprios moradores.

Outras informações sobre o NAI podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, pelo 3544 1727.