Antecipar-se a crises e garantir que todas as cláusulas previstas no contrato de concessão do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário sejam rigorosamente cumpridas pela Águas de Sorriso. Este é o principal objetivo do Comitê de Crise Hídrica e de Esgotamento Sanitário, criado, pela Administração Municipal de Sorriso, por meio do decreto número 106, de 22 de julho de 2019, que fortalece o trabalho desenvolvido pela Ager.

Na manhã de hoje (2), os integrantes do comitê discutiram questões acerca do tema com o representante da iniciativa privada, Alencar Cella. “Assim como o Alencar participou desta discussão, também já ouvimos outros empresários para que possamos ampliar nosso conhecimento acerca das demandas existentes e promover o alinhamento de ações junto à concessionária”, explica o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

O comitê é coordenado pela Secretaria de Administração, mas de maneira articulada e integrada, dele participam representantes das secretarias de Agricultura de Meio Ambiente, e da Cidade, bem como da Procuradoria Geral do município, da Ager e da Águas de Sorriso. As reuniões são em caráter extraordinário e serão promovidas sempre que houver necessidade.

O prefeito contextualiza ainda que a Administração Municipal sempre acompanhou as demandas ligadas à questão da água e do esgotamento sanitário do município, e que a criação deste comitê foi necessária para que a gestão junto à concessionária se dê de maneira mais rápida. Entre as situações que requerem análise urgente, estão, por exemplo, a do abastecimento de bairros como o Jardim Aurora, Village, Alphaville e Bela Vista, as regiões mais planas do município que acabam sofrendo neste período de estiagem.

“Como é um tema complexo, que exige análises técnicas de profissionais especializados, a discussão destes casos que podem evoluir para uma situação crítica já é feita de maneira colegiada, garantindo que a solução se dê o mais rapidamente possível”.