Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700
Prefeitura assina termo de colaboração com a Apae e Associação Produtiva das Mulheres do Assentamento Jonas Pinheiro

Publicado em 29 de janeiro de 2024 às 10:49

No início desta segunda-feira, 29 de janeiro, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Fazenda (Semfaz), celebrou mais um termo de colaboração com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sorriso. Por meio do documento, registrado sob o número 57/2023, a Administração Municipal repassará à instituição R$ 3,5 milhões. Desse total, R$ 1 milhão é oriundo do duodécimo da Câmara de Vereadores;  200 mil são de recursos de emendas impositivas dos vereadores Acácio Ambrosini, Chico da Zona Leste e Rodrigo Machado e os outros R$ 2,3 milhões de recursos próprios municipais. O termo compreende o período de 02 de janeiro a 31 de dezembro de 2024.

Atualmente, a Apae atende 230 pessoas com deficiência, e o apoio recebido é fundamental para a manutenção da estrutura, destaca a presidente da instituição, Maria Inez Lazzaris Ferlin.

“É um trabalho de excelência realizado pela Apae em nosso Município, por isso, ficamos muito gratos em poder contribuir para ações que tragam mais bem-estar, mais qualidade de vida, não apenas às pessoas diretamente atendidas pela instituição, mas igualmente às famílias, que são também abraçadas pelo carinho e pelo cuidado da instituição”, destaca o vice-prefeito, Gerson Bicego.

“Em nome da Maria Inês e do Pedro Gindri, diretor financeiro da Associação, agradecemos a todos os profissionais que atuam no espaço pelo amor e dedicação à Apae de Sorriso”, completou o presidente do Legislativo, Iago Mela.

O objetivo da colaboração é disponibilizar atendimento especializado às pessoas portadoras de necessidades especiais (PNEs) ou múltiplas e transtorno global de desenvolvimento, que requerem apoio permanente, necessitam de educação especial, a fim de promover um desenvolvimento físico, mental, emocional, intelectual e social, juntamente com a família e comunidade, com o intuito de colaborar com a defesa dos direitos, na perspectiva da inclusão social.

“Cuidar do ser humano é a missão mais importante em uma gestão” frisa a presidente da instituição, Maria Inês Lazaris Ferlin, que agradeceu ao Executivo e Legislativo pelo apoio ofertado. A Apae desenvolve atividades e programas importantes de sensibilização, conscientização, reabilitação e inserção no mercado do trabalho, além de articular ações de defesa, prevenção e inclusão social.

“É um trabalho de excelência, feito com muito amor e dedicação, que já integra a história da educação e da inclusão em Sorriso. Agradecemos à Câmara de Vereadores pela destinação do recurso e aprovação do repasse”, finaliza Gerson.

Repasse à Associação das Mulheres

Também nesta segunda-feira foi assinado o termo de colaboração com a Associação Produtiva Mulheres do Assentamento Jonas Pinheiro. Para a Associação foram repassados R$ 50 mil da devolução do duodécimo do Legislativo. “Vamos estruturar a nossa cozinha”, destaca a presidente, Margarida Fortunato Pereira.

A vereadora Jane Delalibera frisa a importância da organização das mulheres. “Elas estão unidas, trabalhando em conjunto e auxiliando outras mulheres a crescer também; por isso, é essencial o apoio público”, defende.

Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Cleiton Isidoro