Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina, entre as atuações e políticas voltadas para a área, estão o incremento para oferta turística, demandas turísticas, produtos e segmentação turísticas, análise da cadeia da produtiva do turismo, dos prestadores de serviços e da região turística como um todo.

Drusina pontua que essa ação é multidisciplinar, descentralizada e abrange o desenvolvimento econômico e social em âmbito regional. O secretário destaca que agora, após a aprovação da lei, o próximo passo é a criação do Plano Municipal de Turismo do município, contendo diretrizes e estratégias a serem seguidas para o desenvolvimento sustentável. O secretário acrescenta que as estratégias serão pensadas tendo em vista as perspectivas da rede hoteleira, do comércio e da rede de restaurantes tanto da área urbana quanto rural. “Há vários espaços para serem explorados. Sorriso já descobriu a sua vocação que é o turismo de negócios e nesse contexto temos muito espaço para trabalhar”, salienta.

Ainda, de acordo com Drusina quem necessitar de informações sobre a rede de turismo ou empresários que queiram saber mais detalhes sobre o funcionamento da mesma, podem procurar diretamente o Departamento de Turismo que funciona na Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Bairro Rota do Sol.

Entre os instrumentos da política municipal de turismo estão o Plano Municipal de Turismo (PMT); o Fundo Municipal de Turismo (FUMTURS) que tem como objetivo dar suporte ao Conselho Municipal de Turismo (COMTURS).