Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Será aberto nesta quinta-feira (4 de julho), o período de credenciamento de empresas especializadas na execução de serviços de destinação final de resíduos sólidos das classes A, B, A/B e C. Todas as informações necessárias para o cadastramento estão disponíveis no Portal Transparência da Prefeitura de Sorriso, que pode ser acessado aqui.
O prazo inicial de credenciamento segue até o 19 de julho, no entanto, as empresas interessadas em atuar neste serviço podem participar do processo dentro do prazo de 12 meses a partir do período inicial de publicação.
Ao todo, o valor total de referência para este processo é de R$ 3.542.400,00, que tem como objetivo garantir a destinação final adequada de resíduos como papel, papelão, restos de jardinagem (todos da classe A); rochas, tijolos, vidros, determinados tipos de plástico e borracha (Classe B); gesso e isopor (alguns dos integrantes da Classe C).
Estes resíduos, também chamados de “lixo seco” depois de serem recolhidos pelo serviço de coleta de resíduos sólidos -- aquele do calendário, que passa cerca de oito vezes por ano em cada setor da cidade – serão então encaminhados às empresas credenciadas por meio deste processo, garantindo assim a destinação sustentável destes materiais.
Sobre o credenciamento
O credenciamento é um procedimento para a contratação de serviços, ou aquisição de bens, que tem por objetivo atender situações específicas, em que a competição tradicional das modalidades de licitação não se mostra viável.
Por meio do credenciamento, a Administração Municipal pode convocar interessados para prestar serviços sempre que necessário. Desta maneira, é possível agregar o máximo de interessados – devidamente qualificados – para a prestação de serviços ou o fornecimento de bens.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).