O prefeito Ari Lafin, integrou a comitiva de aproximadamente 150 representantes dos 15 municípios que compõem o Consórcio Teles Pires, que participaram da audiência ontem (21) com o governador, Pedro Taques, para cobrar soluções para o Hospital Regional de Sorriso.

Após a audiência, o governador comprometeu-se em iniciar os pagamentos de maneira gradativa. De acordo com o anuncio, ontem ainda foi realizado o primeiro depósito no valor de R$ 3.980 milhões; hoje serão depositados mais R$ 3.178 milhões e no dia 02 de março mais R$ 8 milhões, correspondente aos valores de novembro e dezembro. De acordo com o governador, esse valor estava bloqueado pela Justiça e foi liberado para depósito.

Segundo Lafin, o saldo do encontro que reuniu prefeitos, vereadores, representantes da Assembléia Legislativa, da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), do Hospital Regional e o governador foi positivo. O prefeito acrescentou que “todos conhecem as dificuldades de arrecadação do Governo do Estado, mas enfrentar o problema de frente, buscando soluções, traz segurança aos profissionais e à população”.

Lafin pontuou ainda que são 15 municípios e cerca de 425 mil pessoas que dependem diretamente dos serviços prestados pelo Hospital Regional de Sorriso. “Aproveito para agradecer a união dos vereadores, dos prefeitos, dos deputados, dos profissionais, da população para que o Hospital continue atendendo. E, em especial agradeço o governador que atendeu nossas reivindicações”, frisou. Em menos de dois meses, Lafin esteve quatro vezes em Cuiabá buscando soluções efetivas para o HRS.

Já o secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira Silva, reafirmou o compromisso do Estado em realizar o pagamento e regularizar a situação financeira do HRS. João Batista salientou que o Estado tem enfrentado problemas com o fluxo de caixa. Conforme o secretário, a intenção do Estado após regularizar os débitos, que chegam a R$ 15 milhões, é avaliar as possibilidades de reformar a unidade hospitalar e adquirir novos equipamentos.

O presidente do Legislativo de Sorriso, Fábio Gavasso, ressaltou que “viemos em comitiva com mais de 150 pessoas comprometidas com o Hospital Regional de Sorriso e saímos daqui com um resultado positivo”, ao avaliar a reunião de trabalho e a tabela apresentada pelo Governo do Estado para a quitação dos débitos.