Após isso, o estado fará a distribuição para as regionais de saúde. “Pertencemos à Regional de Sinop, e, se não tiver nenhum imprevisto aguardamos as primeiras doses para quarta-feira”, explica o secretário. Contudo, Marchioro lembra que esse quantitativo será mínimo, uma vez que terá distribuição para todos os municípios. “Nossa expectativa é que tenhamos doses para atender os profissionais da linha frente”, diz.

Marchioro também salienta que o município seguirá o plano de vacinação do Ministério da Saúde. Primeiro serão atendidos trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas); na segunda fase são pessoas de 60 a 74 anos e na terceira fase serão vacinadas pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave e na quarta fase, trabalhadores da educação, trabalhadores do sistema de privação de liberdade, forças de segurança e salvamento e forças armadas.

“Temos uma vacina no Brasil. Temos esperança no ar, mas os cuidados não podem parar”. Segundo ele, nos primeiros 15 dias de 2021, o Hospital de Campanha de Sorriso realizou 3.023 atendimentos com 931 casos positivos. “Desse total realizamos 68 internações no HC e tivemos também algumas transferências para UTIs, porém em número bem menor do que em outros meses; resultado da procura precoce por atendimento”, frisa, recomendando que quem se sentir mal deve procurar por atendimento imediato.

A grande procura pelo HC levou o prefeito Ari Lafin a destacar que o hospital não será de forma alguma desativado. “Não temos essa intenção. Pelo contrário, hoje teremos reunião à tarde com o governador para destacar os números do início do ano e pedir a reativação dos dez leitos de UTI em Sinop”, explica.

Ari acrescenta que outra solicitação diz respeito ao aumento de leitos em Sorriso mesmo. “Hoje só temos dois leitos de UTI no Regional de Sorriso, mas o Hospital Regional de Sorriso tem equipe formada, tem centro de hemodiálise e tem condições de aumentar esse número, portanto, vamos fazer essa solicitação ao governador”, salienta.

O prefeito pontua que esse é um momento de preocupação para Sorriso. “Estamos iniciando o Arranca Safra 2021 e temos muitos motoristas e operadores de máquina tanto daqui quanto de fora trabalhando; precisamos estar preparados para garantir atendimento se for necessário e também garantir a retirada da safra”, explica.

Ari frisa que o retorno às aulas, outro momento de preocupação, também será discutido hoje. “Nosso município está totalmente preparado e pronto para começar de forma gradativa, mas não somos uma ilha e vamos conversar com o governador e atender todos os decretos estaduais quanto ao retorno presencial também”, destaca.

“Vamos representando o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Teles Pires, levando ao governador as preocupações dos 15 municípios e a necessidade de mais leitos”, diz. Ari destaca que o prefeito de Sinop e vice-presidente do Consórcio, Roberto Dorner, também participará do encontro.

Segundo ele, a intenção é mais uma vez unir forças entre municípios e Estado no combate á Covid-19. “E mais uma vez salientamos à nossa população que continue tomando todas as medidas preventivas, usando máscara, evitando aglomerações e fazendo a higiene das mãos com frequência para juntos vencermos essa batalha”, finaliza.