Também foi discutida a proposta para edificação do prédio próprio da Escola Militar

Ampliar a oferta de ensino na rede pública. Com esse objetivo o prefeito Ari Lafin esteve ontem (07), com o secretário de estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, para apresentar a necessidade da construção de escolas estaduais nos residenciais Mário Raiter e Santa Maria, além da construção de um prédio próprio, no Portal Kaiabi, para a Escola Militar Tiradentes Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral, hoje em funcionamento nas salas anexas ao Park Shopping Sorriso.

Conforme Lafin, a equipe de engenharia da Secretaria da Cidade do município deve concluir os projetos civis das escolas do Residencial Mário Raiter e da Escola Militar em no máximo 15 dias. “O projeto é uma obrigação do Estado, mas como nosso intuito é acelerar esse processo, a nossa equipe técnica está elaborando. Nossa intenção é apresentar os dois projetos o mais breve possível ao Governo do Estado para que sejam aprovados e as verbas de edificação possam ser destinadas”, explicou o prefeito.

Segundo o secretário da Cidade, Leonardo Zancheta, que acompanhou Lafin na audiência com Marrafon, tanto o projeto do prédio próprio da Escola Militar quanto o da escola nova para o Residencial Mário Raiter contam com 16 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, ginásio, refeitório, auditório e espaço administrativo com capacidade para atender 400 alunos por turno.

Já o projeto da escola para o Residencial Santa Maria depende de uma permuta com a área em que atualmente está instalada a Escola Estadual Arão Gomes Bezerra, na Avenida Brescansin. O secretário Marrafon comprometeu-se em enviar uma equipe técnica da Seduc para realizar a avaliação imobiliária da área e buscar interessados na mesma.

Zanchetta destaca que apesar disso, o departamento de Engenharia também já trabalha em um projeto específico para o prédio do Residencial Santa Maria, “será um espaço maior, com 18 salas de aula”, pontua.

O prefeito destaca que a intenção da Administração Municipal é ampliar a oferta da rede de ensino no município. “Sabemos o quanto o ensino é fundamental, por isso viemos buscar o apoio do Estado”, disse. “Temos muito orgulho em ser sede de uma Escola Militar, por isso a Prefeitura contribui com o custeio do aluguel e o terreno para a construção do prédio próprio. Destacamos que dos 141 municípios do Estado, apenas quatro foram selecionados para receber escolas militares e é muito gratificante que Sorriso tenha sido um destes municípios contemplados”, acrescentou.

“Hoje, além de tratar dessa demanda específica, viemos apresentar ao secretário Marrafon a necessidade urgente da construção de escolas no Mário Raiter e no Santa Maria e saímos daqui com o compromisso do secretário em destacar uma equipe para analisar nossa demanda. Em relação ao Santa Maria, o processo já está bem adiantado”, finalizou.

Além de Lafin, Marrafon e Zancheta, também participaram da reunião o técnico da Seduc, João Batista e o técnico da Secretaria da Fazenda do município, Helder Umburanas.

Na capital federal

Nesta terça-feira (08), Lafin cumpre agenda em Brasília na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), em que solicitará a liberação de recursos para asfaltamento de vias. Na sequencia, o prefeito tem audiência com a equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para tratar sobre liberação de recursos para creches.

Após o meio dia, Lafin e os demais membros da Comissão Pro-BR 242 devem visitar o Ministério dos Transportes para cobrar a retomada das obras da rodovia. Também à tarde, o prefeito deve visitar o senador José Medeiros solicitando a liberação de emendas para o município.

E finalizando a agenda, às 17h30, Lafin e demais líderes sorrisenses devem participar de uma audiência com o ministro da Casa Civil, Elizeu Padilha, para tratar sobre o movimento dos caminhoneiros.