O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, junto com secretários municipais, participou, na manhã de hoje (15), de uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores para avaliar, junto a representantes do Legislativo Municipal, a solicitação feita pela empresa Gelnex, que, desde o ano passado, produz no município, nas proximidades da Comunidade Navegantes, o colágeno parcialmente hidrolisado (gelatina) a partir de matérias primas como peles de bovinos e suínos.

O diretor-presidente da Gelnex, Milvo Zancanaro, e o gerente industrial André Raphael Kokowicz buscam, junto ao Executivo e o Legislativo, incentivo à empresa por meio da instalação de um trevo e a pavimentação da via que dá acesso à unidade fabril até a BR 242. A Gelnex  iniciou a produção em setembro e, de acordo com André, atualmente a empresa conta com 130 funcionários diretos e a intenção é dobrar a capacidade produtiva a partir do próximo ano, com a realização de novos investimentos.

Junto com os secretários Ednilson Oliveira (Cidade), Sérgio Kocova (Fazenda), Estevam Hungaro Calvo Filho (Administração), Marlon Zanella (Governo) e José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil), a solicitação também foi avaliada pelo representante da concessionária Apasi, Nodimar Corrêa e pelos vereadores Cláudio Oliveira, Nereu Bresolin, Johnson Ribeiro e Mauricio Gomes.

Para que o pedido feito pelos industriais possa ser atendido, a Apasi já forneceu o projeto para a implantação da estrutura e a Administração Municipal propôs a destinação de R$ 1 milhão por meio do abatimento em 3% do ISSQN (Imposto sobre serviço de qualquer natureza) a partir do início das obras, o que deve acontecer em 2020.

“A industrialização é um processo indispensável para a dinamização de nossa economia, que passa por um processo de amadurecimento, e certamente o diálogo com os empresários e os vereadores é extremamente produtivo para todos os setores, permitindo que todas as negociações evoluam de maneira a promover o crescimento sustentável do município, com foco no respeito à legalidade e no apoio à geração de empregos”, destaca o Ari, lembrando que ainda em 2016, mesmo antes de tomar posse como prefeito do município, já havia participado de uma reunião na Prefeitura quando a empresa negociava a vinda para o município.

A planta sorrisense é a quinta filial da empresa, que tem sua sede no município catarinense de Itá. A compra da área de 240 hectares onde a filial sorrisense foi instalada correspondeu a um investimento de R$ 11 milhões por parte da empresa. Para a instalação da unidade fabril, foram empregados ainda mais de R$ 70 milhões.