O prefeito Ari Lafin e o vice Gerson Bicego, receberam uma visita especial nesta manhã (19): 36 acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus Barra do Bugres, acompanhados do professor Fernando Birello. A comitiva veio para conversar com o prefeito e demais integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Teles Pires, sobre o projeto de construção de um novo Hospital Regional para Sorriso.

Os acadêmicos, alunos do 8º semestre do curso, estão desenvolvendo o novo projeto. De acordo com o professor Birello, a proposta contempla o projeto político pedagógico do curso. “Essa é uma proposta desafiadora e na área da saúde. Buscamos projetos em vários locais e uma das acadêmicas, a Vanessa, que é de Sorriso, nos trouxe a proposta de um novo hospital ou para reestruturar o daqui. Quando entramos em contato e ficamos sabendo que o atual hospital atende uma região de 15 municípios, com 500 mil pessoas e enfrenta problemas estruturais, focamos no projeto de uma nova estrutura”, explica.

Birello pontua que o projeto completo – arquitetônico, elétrico, estrutural, gases medicinais, hidro sanitário, climatização e de proteção e combate a incêndio, prevê uma área construída de 12 mil m² e deve ser finalizado até janeiro de 2018. “Isso elimina no mínimo dois anos de processos licitatórios que o Consórcio e o Governo do Estado precisariam enfrentar”, destaca o professor. Um projeto como esse, custa hoje aproximadamente R$ 5 milhões “e a Unemat irá doar o projeto ao Consórcio contribuindo socialmente, pois esse é o motivo de existir da Universidade”, completa.

Essa não é a primeira vez que os acadêmicos realizam projetos na área da saúde. Em Barra do Bugres, eles foram responsáveis pela projeção do novo hospital também.

Conforme o prefeito, o novo hospital será edificado no bairro Rota do Sol, em uma área de 10 hectares, já doada por um empresário local. “O local é privilegiado porque dá acesso às BR’s 163 e 242, além da MT 488. Essa semana discutimos a necessidade do asfaltamento da MT 488 (que liga Campo Novo do Parecis, Nova Maringá, Tapurah e Sorriso), e ao fazer isso também estamos pensando nas pessoas doentes que necessitam do acesso rápido à rede hospitalar”, ressaltou.

Lafin aproveitou também para agradecer ao professor Birello e aos acadêmicos por escolher a região do Teles Pires e Sorriso para contemplar com o projeto, “em nome dos 15 prefeitos e da população que forma o consórcio, agradeço de coração”, disse.

“Assim que tivermos o projeto em mãos, vamos visitar as esferas estaduais e federais, deputados e senadores em busca de recursos para concretizar esse sonho”, pontua. “Serão necessário R$ 50 milhões para a execução da obra e mais R$ 50 milhões para equipar adequadamente”, adianta Lafin.

Para a jovem sorrisense,  Vanessa Camila Alves, que propôs o projeto do novo hospital ao professor Birello e à turma, vê-lo tomar forma é a realização de um sonho pessoal. “Há um ano, perdi meu sobrinho Miguel, de sete meses. Então penso nesse projeto como algo muito especial, que quando construído e em funcionamento, cumprirá sua missão e salvará muitas vidas. Meu anjo Miguel é minha inspiração para isso”, conta.

Ainda hoje (19), os acadêmicos devem visitar as instalações atuais do Hospital Regional de Sorriso, além da área em que deve ser construído o novo prédio e a estrutura de um hospital particular do município. À noite, eles retornam para Barra do Bugres.