A meta é a expansão do Aeroporto Regional de Sorriso

 

O prefeito Ari Lafin e os secretários Leonardo Zanchetta (Cidade) e Cláudio Drusina (Desenvolvimento Econômico), participaram na semana passada (23/01), de uma conferência com o deputado federal Ederson Dal Molin (Xuxu) e representantes do MT PAR e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

 O debate contou com a participação online, por videoconferência do Especialista Sênior em Transporte e Logística do BID, Reinaldo Fioravanti sediado em Washington (Estados Unidos) e do Consultor em Transporte Aéreo do Banco, Andres Ricover, que participou diretamente de Tel Aviv (Israel) e discutiu planos de expansão para o Aeroporto Regional Adolino Bedin. Pessoalmente, participaram do encontro a consultora em Mobilidade Urbana, Transporte e Logística do BID, Selma Isa e o diretor de Projetos da MT PAR, Roberto Suga, além de demais profissionais da equipe da sociedade mista.

 A MT PAR é uma sociedade mista criada pelo Governo do Estado para promover a geração de investimentos no Mato Grosso por meio da viabilização e operacionalização de Parceria Público Privada (PPP). Drusina destacou que a MT PAR irá auxiliar a Administração Municipal na construção de uma parceria com o BID.

“Nesse primeiro momento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico ficou responsável pela elaboração de um relatório completo das demandas, estrutura econômica e potencialidades do município. Vamos contar com o apoio da equipe da Secretaria da Cidade para isso e com o suporte dos profissionais da MT PAR”, explicou Drusina.

 

Durante a conferência, o prefeito Ari Lafin pontuou que Sorriso é um município jovem, com apenas 32 anos de emancipação política e “já conquistou patamares que o alçam a posições mundiais, como o fato de ser individualmente, o município que mais produz soja mundialmente. Além disso, nossa produção de milho, feijão e peixes de água doce alcançam destaques nacionais”, disse. Lafin lembrou que o município conta com 633 mil hectares agricultáveis. “Quando somamos o potencial total da região, temos seis milhões de hectares produtivos”, ressaltou o prefeito.

 

O deputado federal Ederson Dal Molin destacou aos possíveis investidores a boa localização do aeroporto sorrisense. “Contamos com uma excepcional localização no Estado e na América do Sul. Em um ano de operações do aeroporto, contabilizamos mais de 40 mil passageiros com média de ocupação de 92% dos voos” frisou. Dal Molin completou que “mesmo com a crise mundial, que afetou o país e regrediu o crescimento brasileiro nos últimos três anos, Sorriso continua crescendo cerca de 8% a 9% ao ano. Esses patamares nos levam a pensar na criação de um terminal de cargas no Adolino Bedin”, defendeu o deputado.

 

Segundo Dal Molin, dois novos voos estão cadastrados para iniciar as operações em 2018. “E em fevereiro teremos a inauguração do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas), o que fará com que nosso aeroporto trabalhe com aviação civil e com uma base militar”, detalhou.

 O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina, explicou que nesse primeiro momento será realizado um estudo da demanda potencial para passageiros e terminal de cargas no aeroporto. Na sequência, será analisada a estrutura atual e a viabilidade de ampliação, para posteriormente verificar a questão financeira, com planilha de receitas atuais e futuras, bem como dos custos atuais e projeções futuras. “Vamos contar com o apoio da MT PAR para isso. Mas essa primeira conferência nos motivou para possíveis parcerias financeiras com o BID em várias áreas de franca expansão do município”, finalizou.