Ontem (09), foi dia de conhecer o modelo de produção chinês. Integrando a “Missão China”, idealizada pelo Governo do Estado, o prefeito Ari Lafin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina, visitaram uma fábrica de fertilizantes e também uma fábrica de calçados.

Conforme Lafin, o momento foi importante para divulgar as potencialidades da “Capital Nacional do Agronegócio” no país oriental. “Tivemos a oportunidade de conhecer a linha de produção dessas duas empresas, ambas com interesse em investir em Sorriso. Aproveitamos as visitas para apresentar aos empresários chineses o nosso ritmo de produção, a tecnologia de que dispomos no setor primário, a nossa logística e nossa infraestrutura profissional”, explicou o prefeito.

Lafin lembrou que a China é um dos maiores mercados consumidores do produto sorrisense. “Estamos estreitando os laços para mostrar aos chineses que também estamos prontos para receber investimentos no setor secundário, isto é, na indústria de transformação”, pontuou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina, a aproximação e futuros investimentos orientais no município significam “mais vagas de trabalho e renda para a nossa população. Além da diversificação econômica, que será possível com a instalação de indústrias de transformação”.

Entre as informações apresentadas aos empresários chineses, estão os números responsáveis pelo título de “Capital Nacional do Agronegócio”, concedido pelo Governo Federal em 2012. Anualmente, são cultivados 633 mil hectares de soja, cerca de 500 mil hectares de milho, 48,5 mil hectares de feijão e mais de 10 milhões de quilos de peixe em tanques de água doce.

Sorriso é a quarta economia do Estado, a sétima cidade em população com cerca de 100 mil habitantes e apresenta um PIB (Produto Interno Bruto) per capita de R$ 41.343,24. Em termos de logística, conta com o Aeroporto Regional Adolino Bedin, em operação 24 horas e fica às margens da BR-163, principal corredor de ligação Cuiabá/Santarém(PA), que forma um eixo rodoviário com a BR-242, cortando o Estado de Mato Grosso e ligando-o aos Estados de Goiás e Rondônia.

A delegação mato-grossense que viajou para a China no último dia 03 deixou o país ontem (09), com previsão de chegada a Sorriso para o dia 11 de novembro.