O prefeito Ari Lafin recebeu nesta manhã (02), representantes do Exército Brasileiro para tratar da implantação de um Tiro de Guerra em Sorriso. De acordo com o 1º sargento Eudésio Gomes da Silva Junior, os representantes procuraram a Prefeitura após a manifestação do interesse em implantar uma unidade do Exército no município. Agora, “o requerimento será oficializado e encaminhado para o Comando da 9ª Região em Campo Grande que o encaminhará para Brasília”, explicou o sargento.

O Tiro de Guerra é uma instituição do Exército Brasileiro que forma reservistas conciliando a instrução militar com o trabalho e ou estudo. A instituição é organizada através de parcerias entre prefeituras e o Comando da Região Militar. “São duas horas diárias de atividade, das 5h às 7h da manhã, o que permite que os jovens que freqüentam o Tiro de Guerra dêem continuidade normal às suas vidas lá fora, estudando ou trabalhando em período integral”, explicou o 1º sargento Moacir Antonio Treis, também presente na reunião.

Conforme o 3º sargento Nelson Correia de Almeida, ao completar 18 anos, os jovens procuram a Junta Militar e se alistam normalmente. Após isso, passam por etapas classificatórias em que alguns são selecionados para servir o Exército. Em locais que o Exército está instalado os selecionados ingressam nos quartéis e em locais que contam com a parceria, no Tiro de Guerra.

Durante um ano, os jovens recebem instruções de tiro e atividades cívicas para o exercício da ordem e cidadania. Além de participar de ações preventivas promovidas pelo município, como campanhas de combate ao Aedes aegypti e educação para o trânsito, entre outras.

A quantidade de jovens formados em cada unidade depende de quantos instrutores o Tiro de Guerra em questão possui; cada instrutor é responsável pela formação de 50 jovens. A intenção, em Sorriso, é instalar uma unidade com dois instrutores.

Segundo o prefeito Ari Lafin, a instalação do Tiro de Guerra no município é também uma questão de segurança. “Temos muito interesse e sabemos que levará um tempo para concretizar esse projeto, pois depende também do Exército Nacional. Mas acreditamos muito no auxílio que a força do Exército irá trazer para Sorriso”, salientou.

Lafin pontuou que os representantes solicitaram o apoio físico da Prefeitura com a disponibilização de um espaço para a instalação. “Vamos agora analisar qual o espaço físico mais adequado juntamente com o pessoal do Exército e também colocar para apreciação da Câmara de Vereadores que temos certeza que será parceira do projeto”, adiantou.

De acordo com o prefeito, vários projetos com cunho social e de segurança estão em andamento no momento. “Temos a Escola Militar que será instalada no município. Agora estamos discutindo a viabilidade do Tiro de Guerra e também trabalhando em parceria com todas as forças de segurança do município para formar uma rede de proteção e segurança às famílias sorrisenses”, destacou Lafin. Segundo o prefeito, “todos os projetos que visam reforçar a segurança e cidadania dos sorrisenses contam com o apoio da Administração Municipal”, finalizou.

No momento, quatro Tiros de Guerra estão instalados na região Norte de Mato Grosso em Sinop, Juara, Colíder e Alta Floresta. Em cada cidade 100 jovens integram o Tiro de Guerra anualmente, exceto Colíder, onde são 50 jovens, pois a unidade conta com apenas um instrutor no momento.

Também participaram do encontro os secretários de Governo e Segurança Pública, Luis Fábio Marchioro, de Administração, Estevam Hungaro Calvo Filho e Indústria, Comércio e Turismo, Cláudio Drusina, além do suplente de deputado federal, Éderson Dal Molin.