O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e o presidente-executivo da FS Bioenergia, Henrique Ubrig, anunciaram, na tarde de ontem (21), a implantação de uma usina de etanol de milho no município. Esta será a segunda unidade de produção do biocombustível a partir do cereal em Mato Grosso, que deverá receber investimentos de 1 bilhão de reais.

A usina, em fase de licenciamento, terá capacidade de produção de 680 milhões de litros de etanol por ano e deverá dar mais uma opção de comercialização para os agricultores locais. Estiveram presentes no anúncio o presidente mundial da FS Bioenergia, Bruce Rastetter, acionistas, equipe técnica de engenharia e tecnologia da empresa, secretários municipais Leonardo Zanchetta, Claudio Drusina e Luís Fábio Marchioro, vereadores Fábio Gavasso, Dirceu Zanatta, Marlon Zanella e Leandro Damiani, além do vice-prefeito Gerson Bicego e do deputado federal Ederson Dal Molin.

De acordo com o presidente-executivo da empresa, a unidade de Sorriso irá gerar mais de 1.500 empregos diretos e indiretos. Prevista para ocupar uma área maior que a primeira unidade de etanol da FS Bioenergia, situada em Lucas do Rio Verde, a usina poderá processar 1,8 milhão de toneladas do cereal por ano, produzindo também 500 mil toneladas de farelo de milho e 20 mil toneladas de óleo de milho.

Considerando as duas usinas combinadas (Lucas do Rio Verde e Sorriso), a FS Bioenergia terá capacidade de produção de 1.2 bilhão de litros de etanol, 900 mil toneladas de farelo de milho e 35 mil toneladas de óleo de milho por ano.

A utilização da biomassa será proveniente de uma floresta de 30 mil hectares de eucaliptos plantados, a ser formada com a colaboração da FS Bioenergia, a nova fábrica terá uma capacidade prevista de cogeração de energia de 170 mil MWh por ano, suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 70 mil habitantes.

A localização da segunda unidade da FS Bioenergia é estratégica e foi escolhida com base em estudos e estratégia de negócios. “A região de Sorriso e o estado do Mato Grosso, como um todo, são extremamente importantes e estratégicos para a FS Bioenergia, e estar próximo desses produtores de Sorriso nos dará ainda mais insumo para inovar e continuar produzindo com a qualidade que buscamos. Além disso, queremos ser a oportunidade de compra de milho e biomassa confiável e de qualidade para esses produtores", afirma Henrique Ubrig.

A cidade de Sorriso, no Mato Grosso, reconhecida como a capital brasileira do agronegócio, é a maior produtora de soja e milho do Brasil e o 5º maior criador de peixes no Brasil. Está entre os 30 maiores exportadores do País e é a 5ª economia do Mato Grosso.