Prefeitura Municipal de Sorriso

Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Prefeito e presidente da Câmara visitam obra do Centro de Hemodiálise

Publicado em 12 de janeiro de 2021 às 11:16

O jornalista Adilson Martins adota, há dez anos, a rotina de, três vezes por semana, acordar de madrugada e se deslocar até Sinop para fazer hemodiálise. Junto com ele, outros pacientes de Sorriso seguem até o município vizinho em um veículo disponibilizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), para passar pelo procedimento que limpa e filtra o sangue, como uma espécie de rim artificial.

Para estes cerca de 30 pacientes, a entrada em funcionamento de um Centro de Hemodiálise aqui em Sorriso vai representar mais segurança, mais conforto e mais qualidade de vida. Adilson acompanhou hoje (12) a visita do prefeito de Sorriso, Ari Lafin, às obras deste empreendimento, que está sendo edificado no Bairro Villa Romana.

Também integraram a vistoria o presidente da Câmara de Vereadores, Damiani na TV, entusiasta da causa; e o engenheiro responsável pela construtora licitada para a empreitada, Carlos Eduardo Vendite de Assis .

Orçada em R$ 1.180.072,28, a obra teve início em maio do ano passado e deve ser entregue em abril deste ano, já que foi necessário um aditivo de tempo por conta da necessidade de adequações nos projetos iniciais que vão resultar em uma melhoria global para o empreendimento. Com uma área construída de 543,27 m², o prédio conta com recepção ampla, sete salas de atendimentos, vestiários, banheiros, copa e depósito, além de um recinto específico para tratamento de água da edificação.

De acordo com dados da Semcid, 45% da obra já foi executada, como a parte estrutural, reboco, instalações hidráulicas, parte das instalações sanitárias e parte das instalações elétricas. A obra entra agora na etapa de cobertura, piso, forro paredes de gesso, instalação de portas e janelas, louças e metais, acabamentos (cerâmica de piso e parede, luminárias, bancadas) e sistema de proteção contra descarga atmosférica (SPDA).

Após a conclusão da obra, será necessário fazer licitação para contratar fornecedores do serviço de hemodiálise. “Certamente é um avanço significativo para os nossos pacientes que precisam deste serviço, mas representa também a consolidação de Sorriso como referência em saúde para muitos outros municípios”, destaca o prefeito.

Texto: Nádia Mastella | com Amália Fernandes (arquivo)
Fotos: Ney Pinheiro e Rômalo Bessa

SIC