Nesta manhã (26), o prefeito Ari Lafin, esteve reunido com a Comissão de Acompanhamento de Limpeza Urbana para tratar do calendário de limpeza de resíduos sólidos. Na reunião, Lafin destacou a importância de Poder Público e população atuar em conjunto para manter a cidade limpa, evitando a proliferação de animais peçonhentos e doenças. “Precisamos ter cuidado e educação ambiental para promovermos saúde e qualidade de vida”, pontua Lafin.

Entre as preocupações da Comissão, está a proliferação do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chicungunha. “Estamos com índice larvário alto em bairros como o Loteamento do Valo com 20,59; o Industrial Leonel Bedin com 15,52%, o Verdes Campos com 9,83%, o União com 10,82%; Pinheiros II e III com mais de 9%, dentre outros. O que nos preocupa também, é que o índice larvário está alto na área rural também. Tanto no Distrito de Boa Esperança quanto no   de Caravágio o índice é superior à 9% e no Assentamento Jonas Pinheiro é de 10,87%”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Tayná Vacaro. Os dados correspondem à medição do primeiro ciclo de 2019.

“Diante desses dados estamos intensificando as ações, mas precisamos do empenho dos moradores, pois a maioria dos focos está dentro dos quintais e podem ser removidos pelos próprios moradores. É muito importante a parceria com todos os munícipes para realizar a limpezas dos quintais, continuar o monitoramento das calhas, das caixas d’água e manter o quintal limpo”, complementa a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

Já, a equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), destaca que desde janeiro até o momento foram emitidos 594 autos de infração e somente 90 cidadãos apresentaram defesa comprovando a execução da limpeza dos terrenos baldios. “Precisamos a conscientização de toda a população da importância de limpeza e da necessidade de seguir o calendário”, reforça o prefeito.

“O material impresso do calendário é entregue nas residências e os agentes de saúde também fazem a orientação quanto à forma certa de armazenagem, os perigos do lixo a céu aberto e os problemas de saúde que esse lixo (a céu aberto) acarreta”, salienta Lafin.

Relembrando que os moradores devem ficar atentos ao calendário e acomodar o resíduo sólido em sacos de 60kg, colocando-os para fora de casa cinco dias antes do início da coleta no bairro. Os resíduos não devem ser colocados no canteiro central, pois haverá multa para quem o fizer, bem como, para os que colocarem lixo nas calçadas fora do período de coleta. A multa é de aproximadamente R$ 1.500,00. Além da distribuição impressa, o calendário está disponível no site da Prefeitura www.sorriso.mt.gov.br para visualização.

A Comissão de Acompanhamento de Limpeza Urbana é formada por representantes da Casa dos Conselhos e das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Saneamento, Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente e Agricultura.

Mais informações e ou denúncias podem ser feitas na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, no 3544-1727, ou pelo celular 99647-5252, por ligação ou via whatapp, ou ainda no NIF pelo 3545-4769.