O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, se reuniu esta manhã com o consultor analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), Carlos Raimundo dos Santos, e o gerente regional do  Sebrae-MT, Volmir Contreira, para conhecer o programa “Cidade Empreendedora”, que visa dar suporte e contribuir no levantamento de possibilidades que permitam o crescimento ordenado é sustentado da cidade e apresentem novas possibilidades de empreendedorismo e qualidade de vida aos cidadãos.

“O programa inicia-se com a realização de um diagnóstico do município, que nos dará subsídios para o planejamento de ações que irão compor a linha de trabalho do Cidade Empreendedora. Objetivamos transformar o município num melhor lugar para se investir e viver. O público alvo são servidores públicos, secretários, vice-prefeito e prefeito, ofertando cursos de capacitação, assessoria especializada e projetos voltados a cada pasta, oportunizando aperfeiçoamento dos serviços oferecidos aos cidadãos, sugerindo novos métodos e possibilidades de se empreender em Sorriso, explica Carlos Santos.

Segundo o consultor analista do Sebrae, serão mais de 20 consultores trabalhando no município durante o período de um ano e meio. “Trabalharemos visando atender ao município dentro da realidade encontrada pela nossa equipe e, neste projeto, vamos começar de dentro da Administração Municipal para fora, pois entendemos que boas soluções para o desenvolvimento dos pequenos negócios dependem de uma boa gestão municipal”.

Volmir Contreira frisa que o programa vem somar aos outros já desenvolvidos pelo Sebrae em Sorriso. “Um município forte, com gestão profissional e políticas públicas definidas trona-se terreno fértil para prosperar o empreendedorismo, gerar trabalho e desenvolvimento. O Cidade Empreendedora virá para somar com os programas em desenvolvimento no município, como o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), entre outros”.

De acordo com Volmir, Sorriso é a primeira cidade de Mato Grosso a conhecer o projeto e acenar positivamente para essa parceria. No município, o Sebrae já oferta serviços de Consultoria Integrada de Gestão (CIG), que envolve um aparato de Diagnóstico Financeiro com plano de ação acompanhado, capacitações para empresas de pequeno porte ou microempresas, que necessitam de serviços de consultoria especializada, além de cursos como o “Compras Governamentais: Comissão de Licitação”, e seminários como “Desafios do Crescimento”, e o Seminário Fomenta Mato Grosso, realizada em julho deste ano.