De acordo com a MT PAR, as casas têm 48 m², divididos em sala, cozinha, dois quartos e banheiro, em terrenos a partir de 355 m². De acordo com a MT PAR, a seleção das famílias foi feita pela Prefeitura de Juína, com avaliação e aprovação da Caixa Econômica Federal e a previsão é entregar as casas em maio de 2024.

Em Sorriso, devem ser construídas mil residências populares por meio deste mesmo programa, com subsídio do Estado, doação de terreno pela Prefeitura e financiamento pela Caixa Econômica Federal. No entanto, aqui, a opção foi pela edificação de apartamentos.

“Viemos conhecer a realidade da cidade referência na produção de gado, de madeira, e que hoje também vem se credenciando como potencialidade agrícola e aprender, com o prefeito Paulo Veronese, que se destaca pela simplicidade e humildade, e, ao mesmo tempo, um por gestão atuante e moderna”, destacou Ari.

Para Veronese, o intercâmbio é sempre um processo enriquecedor para todos os envolvidos. “Mesmo com as diferenças entre os dois municípios, momentos como este permitem conhecermos as boas experiências de Sorriso, referência no eixo da BR-163”.

O subprefeito do distrito Boa Esperança, futuro município de Boa Esperança do Norte, também destacou a importância do momento de benchmarking . “Estamos passando pelo momento de transição de ‘distrito’ para ‘município’ e conhecer outras realidades é muito importante neste processo, aguardado há 23 anos”, comentou Calebe.

Saiba mais sobre Habitação

Os mil apartamentos atenderão famílias com renda mensal bruta de até R$ 8 mil. O Estado fornecerá subsídios de até R$ 20 mil para que as famílias complementem o valor de entrada da casa própria. O subsídio de R$ 20 mil será para famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00; de R$ 15 mil, para famílias com renda mensal entre R$ 2.640,01 e R$ 4.400,00 e de R$ 10 mil para famílias com renda mensal entre R$ 4.400,01 e R$ 8.000,00, para complementar o valor de entrada da casa própria.

Além destas residências financiáveis, outras 50 casas serão erguidas, também em parceria com o Estado, para famílias de extrema vulnerabilidade social.

O Executivo Municipal também vem solicitando, junto ao Governo Federal, novos conjuntos habitacionais por meio do Minha Casa, Minha Vida, voltados à Faixa 1. Famílias interessadas podem preencher o pré-cadastro no site da Prefeitura, clicando aqui.

Há ainda o programa Municipal Habita Mais Sorriso, 100% municipal. Por meio dele, a Prefeitura concede uma série de incentivos fiscais, como a redução e até isenção de impostos para estimular a construção dos projetos habitacionais populares.