O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
A Praça da Juventude, localizada bem no centro de Sorriso, está ganhando mais acessibilidade, com o rebaixamento da calçada nos pontos das faixas de pedestre. A ação, coordenada pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura, vai resultar em mais segurança e conforto, não apenas para cadeirantes e pessoas com a mobilidade reduzida, mas também às mamães ou outros cuidadores com carrinhos de bebês.
Coordenador do Departamento de Trânsito, o agente Márcio Pires explica que todas as faixas de pedestres que são instaladas atualmente já contam com o rebaixamento das calçadas para garantir a acessibilidade. “Além disso, as faixas próximas a semáforos estão sendo feitas com um recuo, permitindo que o pedestre possa atravessar com mais segurança, permitindo tempo para chegar até o canteiro central, que se torna uma ilha de segurança para que continue a travessia se acontecer de o sinal abrir para os veículos enquanto ele estiver atravessando a via”, conclui.
O Departamento de Trânsito é ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) e cuida do ordenamento do trânsito no município, seja articulando ações de infraestrutura, instalando e reforçando sinalizações, atendendo ocorrências, promovendo orientação e fiscalização do cumprimento das leis de trânsito, emitindo guias de estacionamento preferencial, além de outras atribuições.
Para o registro de acidentes de trânsito, o telefone é o 153. Para o atendimento administrativo, o Departamento, bem como as demais instituições que compõem a Semsep, pode ser acionado pelo 3544 3563. Sugestões para melhorias no trânsito, solicitação de sinalização, bem como denúncias, podem ser feitas por estes dois números.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).