Termina hoje (24), com a coleta de entulho nos bairros Alphaville, Parque Universitário, União e Jardim das Acácias, a etapa de limpeza urbana do programa Sorriso em Ação. A iniciativa conta ainda com outros eixos, como a recuperação das estradas vicinais para o escoamento da safra, tapa-buracos, limpeza e revitalização de órgãos públicos.

Desde o dia 9, a ação conjunta entre a Administração Municipal, empresários e associações de classe resultou na retirada de 1.320 cargas de entulho de Sorriso, com o recorde de coleta de 155 cargas em um único dia. De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Pedrinho Gilmar Silva, o local para onde estas cargas foram destinadas, o Depósito Municipal de Entulhos, também recebeu uma atenção especial, com limpeza e organização.

“Foram mais de 100 pessoas trabalhando, com 10 pás carregadeiras e 35 caminhões, e todo esse material retirado da área urbana de Sorriso representa não só mais limpeza, mas o mais importante, mais saúde, pois o entulho acumulado serve como abrigo para insetos e animais peçonhentos”, analisa.

A partir de agora, a Administração Municipal de Sorriso divulgará um calendário com o cronograma da coleta em cada bairro, permitindo assim que a população se organize e só coloque os materiais na calçada no período correto. Enquanto isso, a orientação é manter tudo o que deve ser descartado bem acondicionado, evitando o acúmulo de água e prevenindo assim o surgimento de criadouros para o Aedes aegypti, que além da dengue, ainda é responsável pela transmissão da Zika e da Chikungunya.

Vale destacar que os resíduos de poda devem ser levados pelos próprios profissionais que fazem o serviço no Depósito Municipal de Entulhos, que fica na estrada que liga Sorriso a Ipiranga do Norte. O mesmo vale para a grama cortada e para os resíduos de construção, devem ser acondicionados em caçambas de “disk-entulho”, que cobram pelo serviço de acomodação e destinação deste material.

Mas será que tudo o que está sendo jogado fora é realmente descartável? A resposta é não, principalmente para um grupo de pessoas que tira a renda para sustentar a família dos materiais que você e eu jogamos no lixo e que podem ser reaproveitados. O representante da Associação Sorriso de Catadores, Jhony Reus Scholz, destaca que materiais como papelão, plástico, alumínio, embalagens Tetra Pak (caixas de leite, suco, etc.), garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza e papel branco podem ter outro destino. Para destinar estes recicláveis à Associação, é preciso que as embalagens estejam livres de resíduos e sejam entregues na sede da Associação, que fica na Chácara 66, no bairro Verdes Campos, na saída para Sinop. Outras informações pelo 99717 5447 ou 99607 5447.

Além da destinação adequada de resíduos e entulhos, a manutenção de lotes baldios livres de mato também é imprescindível para o controle de insetos, a manutenção de um ambiente visualmente agradável e a prevenção de acidentes de trânsito. Por isso, a Administração Municipal já deu início à limpeza de terrenos que são áreas públicas. “Cada proprietário precisa se manter atento para a limpeza dos terrenos, visto que deixar um terreno com entulhos ou mato alto pode gerar notificação e multa”, destaca Pedrinho.

Tapa-buracos

A chuva contínua dos últimos dias não tem contribuído para a realização do serviço de tapa-buracos nas ruas e avenidas de Sorriso. As precipitações constantes não só não permitem a cobertura dos já existentes, como também contribuem para o surgimento de novos buracos.

Segundo Pedrinho, se a chuva der uma trégua, o trabalho de tapa-buracos ganha reforço amanhã (25), com o aumento de material produzido para a operação. O secretário pondera que este trabalho está sendo feito em caráter emergencial, visto que é necessário um serviço de recapeamento das vias mais danificadas, como a Rua das Videiras, por exemplo.