Heróis da resistência! Assim são chamados os 12 acadêmicos que concluíram o curso de bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal de Mato Grosso. A graduação na modalidade a distancia, que faz parte do Programa Nacional de Administração Pública que o Governo Federal implantou por meio das universidades federais, teve início em 2013 com mais de 70 alunos. Ao longo dos últimos quatro anos, 12 chegaram à reta final e estão concluindo o curso.

Na noite de terça-feira (11), foi realizada  a cerimônia de colação de grau de nove acadêmicos da turma,  no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi. Os outros três alunos devem colar grau em outra data, visto que, por questões ligadas à documentação, não puderam participar da solenidade, que contou com a presença do diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT, Ávilo Roberto Magalhães; do presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso, Hélio Tito Simões de Arruda; do coordenador do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Sorriso, Welton Beraldo da Silva; da vereadora Silvana Perin Faccio, representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, familiares e professores.

“O curso a distancia é mais difícil, mais profundo e exige mais  comprometimento e disciplina do aluno”, enfatizou a tutora presencial da turma de formandos, Joanilde Jacinto Barcelos. Gerson Candido Ribeiro é um dos mais novos graduados em Administração Pública. Casado e pai de três filhos, o motorista já trabalha no setor público como diretor do departamento de Transporte Escolar do município.  “Todos os professores são mestrados ou doutorados exigiram muito de todos nós, pouco conseguiram ficar até o final, tivemos momentos difíceis, estágio, TCC que durou praticamente meio ano, e vencemos”, declarou.

O polo da Universidade Aberta do Brasil instalado na Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt oferece gratuitamente cursos por meio de parcerias com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a UFMT e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

“A Administração Municipal, através do prefeito Ari Lafin, do vice-prefeito, Gerson Bicego, e da secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, vem dando todo o apoio para que cada vez mais o polo possa ofertas cursos de qualidade à população”, destacou o coordenador Welton, lembrando que até o fim deste ano estarão em andamento mais de 15 cursos.