No dia 26, das 13h às 17 horas, a Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), promove o 1.º Fórum de Assistência Social. O evento é uma das primeiras ações do departamento de Vigilância Socioassistencial do município, que está sendo implantado neste ano e tem por missão avaliar a situação de vulnerabilidade da população, analisar os serviços assistenciais ofertados, bem como servir como uma fonte de informação para subsidiar a criação de novas ofertas de serviços, programas e projetos nesta área.

O fórum, que será no Centro de Eventos Ari José Riedi (Auditório Farroupilha), é aberto à participação popular, e especialmente direcionado aos profissionais ligados à rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Na oportunidade, será feita a revisão do Plano Municipal de Assistência Social 2018/2021, elaborado em consonância com o previsto no II Plano Decenal da Assistência Social, estipulado pelo então Ministério do Desenvolvimento Social e  válido de 2016 a 2026.

“Este primeiro evento, em que revisaremos o documento que direciona o planejamento das ações da assistência social no município, marca o início do trabalho da Vigilância Socioassistencial, que, além de fazer a regulação dos serviços assistenciais no município, também vai auxiliar a Administração na promoção de políticas públicas e na avaliação dos serviços ofertados, levando em consideração as reclamações e sugestões feitas pela população por meio da Ouvidoria”, contextualiza a assistente social Aparecida Ribeiro Tagliari Costa.

Para a secretária de Assistência Social do município, Jucélia Ferro, a Vigilância Socioassistencial é uma ferramenta indispensável para uma política efetiva de promoção social, permitindo que a população seja atendida de maneira eficiente pelo poder público e que as ações implementadas possam contribuir para a elevação da qualidade de vida das famílias. “Com este serviço, o município vai poder analisar de maneira mais detalhada como a população recebe o nosso trabalho, de que maneira podemos avançar e que setor demanda mais atenção”, complementa a gestora.